PROMESSA CUMPRIDA
Desembargador conhece plenário que leva nome do tio Valério Caldas Magalhães

Uma promessa feita à família levou o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região David Alves de Melo Júnior a conhecer o plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) que tem o nome do tio, o ex-deputado federal Valério Caldas de Magalhães

Ele veio de Manaus e visitou a instituição nesta quarta-feira (27), acompanhado dos deputados Lenir Rodrigues (Cidadania) e Renato Silva (Pros).

O Plenário Valério Caldas Magalhães, conhecido como “Plenarinho”, abrigou as primeiras sessões plenárias da ALE-RR. Neste ano, o espaço foi reinaugurado para realização de reuniões e eventos institucionais.

Na visita, o sobrinho de Valério Caldas compartilhou que ainda era uma criança quando o tio faleceu em decorrência de um câncer em 1964.  Conhecer o plenário é resultado de uma promessa feita a Maria Hermínia Araújo Jorge de Magalhães, de 80 anos, filha de seu tio. Ela mora no Espírito Santo.

“A Assembleia Legislativa de Roraima foi extremamente generosa comigo e com a família. Eu transmitirei esse carinho, atenção e admiração da instituição à família que é a real destinatária de tudo isso”, disse o desembargador.

Por telefone, a filha do homenageado disse que anseia por conhecer o espaço que leva o nome do pai na região Norte do Brasil.

“Eu tenho muita vontade ir a Roraima. Graças a Deus, estou bem de saúde, mas com a pandemia as coisas mudaram para viajar. Se eu estivesse nessa visita, choraria do início ao fim”, disse emocionada.

O desembargador disse que a estrutura do plenário é excelente. “Tanto que vou recomendar esse lugar ao atual diretor da Escola Judicial do Tribunal que abrange as zonas de Roraima e Amazonas, para que o próximo seminário roraimense de direito do trabalho e processual seja realizado aqui”, adiantou.

A deputada Lenir Rodrigues conduziu a visita. Ela destacou que o homenageado é uma figura histórica de relevância para Roraima.

“Além de ter sido governador do Acre e deputado federal, eu destaco essa forma democrática que ele teve, a visão de não apresentar um projeto sem discutir antes com a sociedade. Para nós, essa visita é uma forma de termos uma memória da importância da família de Valério para o nosso Estado”, explicou.

Valério Caldas de Magalhães

Entre as contribuições do Valério Caldas de Magalhães, está um projeto de lei apresentado à Câmara dos Deputados mudando o nome de Território Federal do Rio Branco para Território Federal de Roraima, conforme a Lei nº 4.183/1962. Filho de família tradicional roraimense, nasceu em 1909, sendo seus pais o advogado José Magalhães e Hermínia Caldas de Magalhães. Foi casado com Albe Araújo Jorge de Magalhães, com quem teve quatro filhos.

Texto: Vanessa Brito

Foto: Nonato Sousa