DECORADOR DE FESTAS
Professora da Escola do Legislativo alerta para necessidade de se qualificar e ter ‘muito conhecimento’

Balões, flores, pelúcias, fitas e muita criatividade. Técnicas para uso destes e outros materiais serão ensinadas no curso presencial de decoração de festas, oferecido pela Escolegis (Escola do Legislativo), da Assembleia Legislativa de Roraima, com início nesta segunda-feira (29) e encerramento em 3 de dezembro, das 18h às 22h, no prédio localizado na Avenida Venezuela, bairro Liberdade.

Natália Ferreira, funcionária de uma loja de artigos para festas e decoração localizada no bairro Cambará, zona Oeste de Boa Vista, conta que ao procurarem itens para ornamentação de um evento, os clientes buscam além do objeto/item. “Não só pela decoração, eles vêm para criar momentos”.

Ela citou como exemplo a proximidade das festas natalinas. As famílias se unem para decorar a casa e recepcionar amigos ou para deixar o ambiente mais agradável. “Infelizmente, passamos por muitas coisas este ano e no passado. Muitas pessoas ainda vêm comprar os produtos natalinos mais pela união de árvores, pelo Natal”, contou. “Decoração não é só colocar algo bonito, mas o momento que você passa fazendo isso”.

Natália dá dicas a quem pretende seguir na área de decoração, um caminho cheio de desafios. “É preciso muito conhecimento sobre cores, qualidade dos produtos, pois não adianta ter algo que você não compraria. Tem que fazer como se estivesse entregando a você mesmo”, disse.

O curso de decoração de festas, realizado pela Escolegis, terá carga de 20 horas e tem como foco o desenvolvimento de quem pretende trabalhar com eventos ou está no mercado e precisa se qualificar com as novidades. O conteúdo abrange conhecimentos sobre festas, técnicas de atendimento ao cliente, infraestrutura, montagem de pacotes, controle de tempo e produtividade, técnicas com balão, cortinados e painéis, sem esquecer da mesa do bolo.

“O curso trará novidades de 2021, os arcos orgânicos que a gente usa muito, as tendências. Vamos ensinar às mães que gostam de fazer a decoração, mesa, combinação”, explica a instrutora do curso, Clara Lavor. Com o mercado em expansão, ela garante que há clientes para todos. “É bem amplo, tem muita gente nessa área, ex-alunos, mas é grande e tem cliente para todo mundo. No curso, daremos um empurrão para eles conhecerem o mercado, se é isso ou não que querem, as atualidades”.

Aprendizado

Além deste, outros 12 cursos iniciarão na segunda-feira: na modalidade EaD (Ensino a Distância) – Auxiliar de Controle de Qualidade; Auxiliar de Logística (Mód I e II); Auxiliar de Recursos Humanos (Mód II); Cerimonial e Protocolo; Inglês Básico; Produção de Audiovisual para Web; Recreação Infantil (Mód I e II) e Segurança no Trabalho e Higiene Ocupacional (Mód I e II). Na modalidade presencial, haverá Recreação Infantil, na unidade do Santa Luzia.

E nos dias 6 e 7 de dezembro, ocorrerão as oficinas de bolo de pote e de sobremesa de Natal, ambas na Escolegis do Liberdade, e de automaquiagem, na do bairro Santa Luzia.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Jader Souza