TRÁFICO DE PESSOAS
Deputados aprovam moção de aplausos à PF em Roraima por desarticular organização criminosa

Os deputados da Assembleia Legislativa (ALE-RR) aprovaram durante sessão plenária desta terça-feira (7) a moção de aplausos à Superintendência da Polícia Federal pela ”Operação Ganges”, deflagrada para desarticular organização criminosa de tráfico de pessoas em Roraima e outros três estados. A proposta, apresentada pela deputada Lenir Rodrigues (Cidadania), foi aprovada de forma simbólica.

Durante a defesa do projeto, a parlamentar parabenizou a Polícia Federal pela investigação e ressaltou o trabalho do Legislativo na prevenção e combate ao tráfico de pessoas.

“Nós, aqui na Assembleia, trabalhamos desde 2017 com o Centro de Promoção às Vítimas de Tráfico de Pessoas e ficamos muito gratos pela ação da Polícia Federal em relação a essa situação. Nós acreditamos que as pessoas precisam enxergar que em Roraima há esse tipo de crime gravíssimo, que envolve outros crimes”, avaliou a deputada.

Operação

A operação foi deflagrada na quinta-feira (2) em Roraima e mais três estados para desarticular uma organização criminosa suspeita de movimentar R$ 50 milhões nos últimos três anos com o tráfico internacional de pessoas e a migração ilegal.

Conforme a Polícia Federal, a quadrilha cobrava até US$ 20 mil para trazer estrangeiros do Oriente Médio até o Brasil. Ao chegar ao país, eles tinham os documentos pessoais retidos e eram mantidos em cárcere privado.

Centro de Prevenção

O Centro de Prevenção às Vítimas de Tráfico de Pessoas faz parte do Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, presidido pela deputada Lenir Rodrigues. A equipe atua no enfrentamento do crime e no encaminhamento correto das suspeitas no Estado.

Texto: Winicyus Gonçalves

Foto: Jader Souza