A Assembleia Legislativa aprovou na sessão ordinária desta quarta-feira (8) o Projeto de Lei (PL) nº 16/2019 para instituir em Roraima a Delegacia Virtual de competência da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp). A matéria, de autoria do deputado Soldado Sampaio (PCdoB), recebeu 18 votos e será encaminhada para apreciação governamental.
A Delegacia Virtual atenderá à população com recebimento de denúncias, comunicação ou pedido de investigação de fatos sobre extravio de documentos e/ou aparelhos celulares, acidentes de trânsito, atos contra animais, pessoas desaparecidas e/ou delitos sem emprego de violência ou ameaça.
Para evitar registros caluniosos, os internautas terão cadastro e senha de acesso ao portal eletrônico. O PL prevê ainda bloqueio a quem repassar informações falsas ou caluniosas.
Soldado Sampaio defendeu a importância do órgão para a população, principalmente no registro de pequenas ocorrências, como a perda de documentos. “Quando não for necessário o deslocamento até o distrito policial, haverá mais comodidade para o roraimense fazer o registro virtual e não sobrecarregar as delegacias”, disse.
Atualmente, lembrou o deputado Jorge Everton (sem partido), existe o boletim eletrônico virtual, disponibilizado no site da Polícia Civil. Ele parabenizou a iniciativa. “Como delegado que sou, sei da necessidade da população que tem de se deslocar para registrar um boletim de ocorrência”.
O deputado Jeferson Alves (PTB) lembrou que a criação da Delegacia Virtual ajudará os mais humildes. “Muitas vezes, as pessoas não têm como pegar uma condução para ir a uma delegacia”, complementou.
Texto: Yasmin Guedes
Foto:
SupCom ALERR