Pular para o conteúdo

EM 2021
Assembleia Legislativa reforça acolhimento de crianças e adolescentes com autismo

Entre as várias ações da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) em 2021 para atender à população, o acolhimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a orientação adequada às famílias foram prioridades, reforçadas por meio de leis aprovadas e promulgadas e da atuação do Centro de Apoio à Família, que promoveu atividades com foco no desenvolvimento do aprendizado desse público específico.

O Centro de Apoio à Família integra o Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia. Ao longo do ano, houve três encontros para orientar pais, responsáveis e profissionais que atuam no acolhimento de pessoas com TEA. Em um deles, ocorrido em outubro, servidores foram capacitados para elaborar um plano de ensino individualizado.

Os outros dois encontros levaram mais conhecimento aos responsáveis e pais de crianças e adolescentes com TEA, quando houve uma oficina de suporte visual ministrada por uma psicopedagoga e uma roda de conversa com quatro profissionais para expor a melhor forma de trabalhar com os filhos suas maiores dificuldades.

A diretora do Centro de Apoio à Família, Caroline Martins, avalia as atividades de forma positiva e relata a melhora no aprendizado das crianças com TEA.

“Mesmo tendo realizado apenas dois encontros com os pais, eles nos relatam a felicidade de poder participar de cursos para aprenderem mais sobre o espectro. E sempre demonstram interesse por mais cursos e em diversos temas da área. Acreditamos que o centro irá crescer muito mais e estamos nos preparando para atender mais pais e abranger todos os assuntos relacionados ao TEA”, afirma.

 

A evolução também é percebida pela dona de casa Ozelma Sousa, mãe de Marcos Rodrigues, de 16 anos. Aos quatro, ele foi diagnosticado com TEA e a vida da família mudou. Com dificuldades para lidar com o filho, ela participou de uma das oficinas do Centro de Apoio.

“Foi difícil porque não tinha conhecimento sobre procedimentos, intervenções e os pais não têm orientação. Hoje, está um pouco mais fácil para mim porque ele foi diagnosticado com quatro anos e estou há quase treze nessa caminhada”, avalia a dona de casa.

 

 

O Centro de Apoio à Família entra em recesso em 20 de dezembro e retorna em 3 de janeiro, quando serão iniciados os preparativos das atividades com os pais e responsáveis para 2022.  

 

 

Leis 

Somente em 2021, quatro leis foram promulgadas pela Assembleia Legislativa para atender demandas das famílias de crianças e adolescentes com TEA. Entre elas, a Lei 1579, de autoria do deputado Evangelista Siqueira (PT), que cria a Política de Diagnóstico Precoce e Atendimento Multiprofissional para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista em Roraima. Já a Lei 1552, de autoria da deputada Betânia Almeida (PV), institui o programa Censo de

de Inclusão do Autismo.

A Lei 1547, da deputada Yonny Pedroso (SD), torna obrigatória a inserção do símbolo mundial da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista nas placas de atendimento prioritário no Estado. E, por fim, a Lei 1538, do deputado Neto Loureiro (PMB), cria o Programa de Acompanhamento Integral para estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dislexia ou outro transtorno funcional de aprendizagem nas escolas de Roraima.

Autismo 

O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio de aprendizado, caracterizado por perdas na comunicação e interação social e padrões de comportamentos repetitivos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo foi diagnosticada com o transtorno e dois milhões de pessoas convivem com TEA no Brasil. O tratamento adequado com estimulação precoce é considerado a melhor ferramenta para melhorar o aprendizado de crianças e adolescentes.

Texto: Winicyus Gonçalves

Fotos: Eduardo Andrade/ Tiago Orihuela

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas