PASSARÃO
Deputados participam de assinatura da ordem de serviço para construção de nova feira

Um sonho antigo da feirante Maria Auxiliadora Silva está prestes a virar realidade. Há quase três décadas vendendo remédios caseiros, a produtora afirma que há anos a Feira do Passarão está insalubre e sem estrutura adequada para se trabalhar. Fechado desde 2018 e funcionando de forma improvisada, o local faz parte da vida da família da produtora. Ela se orgulha de retirar de lá o sustento da família.

“Pela primeira vez eu vejo que a feira vai mudar de cara. Nós merecíamos um local mais digno para trabalharmos. Estou muito feliz com essa obra e espero que comece em breve”, destacou. A feirante também acompanhou de perto a idealização de todo o processo de construção do projeto arquitetônico.

A alegria de Maria Auxiliadora e de outros 125 feirantes selou a solenidade de assinatura da ordem de serviço para construção da nova Feira do Passarão, no bairro Caimbé, que foi acompanhada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (PCdoB), o vice-presidente, Marcelo Cabral (sem partido), a vice-líder do governo, deputada Catarina Guerra (SD), Tayla Peres (PRTB) e Gabriel Picanço (Republicanos).

A obra conta com recursos de R$ 3 milhões de emenda parlamentar do deputado federal Hiran Gonçalves (Progressistas-RR) e uma contrapartida do Governo do Estado de R$ 4,5 milhões, com previsão de término de 180 dias. O presidente da ALE-RR destacou o empenho do governo estadual na reestruturação de prédios públicos, gerando mais empregos e renda e melhorando a qualidade de vida dos feirantes e comunidade.

“Esse local é histórico e emblemático e faz parte da história de Roraima. Essa obra foi muito esperada por todos nós. A Assembleia apoia e acompanha todas essas ações para que o produtor possa vender diretamente seus itens à população”, salientou Sampaio.

A infraestrutura contará com 2.498 metros quadrados de área construída, quatro espaços para câmara fria, áreas administrativa e de apoio, sala multiuso, banheiros comuns e com adaptações para maior acessibilidade, estacionamento e contemplará também toda a parte externa da feira.

O governador Antonio Denarium (Progressistas) assegurou que o novo espaço terá mais acessibilidade e segurança para a comunidade e feirantes.  “Estamos reconstruindo essa feira. Ela será demolida e dará espaço a um local mais confortável, bonito e moderno, respeitando todos os trabalhadores que dedicam suas vidas aqui.  Esse é nosso compromisso com o povo e com os feirantes”, destacou.

A construção será coordenada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seinf). O secretário Edilson Damião explicou sobre a mudança estrutural do local. “Tínhamos uma feira imprópria para os trabalhadores, espaço inadequado e sem segurança. Teremos agora um prédio que acomodará os feirantes como eles merecem, estrutura renovada e digna”, afirmou.

Deputados ressaltam importância da obra

O deputado Marcelo Cabral disse que o momento é histórico. “Essa é uma demanda antiga do povo e vai trazer qualidade de vida aos trabalhadores. Aqui se fomenta a agricultura, gera emprego e renda. Esse local faz parte de Roraima”, explicou.

A deputada Catarina Guerra ressaltou a grandiosidade da obra e os benefícios que ela levará à comunidade. “É qualidade de vida e reconhecimento de uma classe, dando um retorno para a população e para os feirantes que há muitos anos sonham com essa nova instalação. Vai gerar segurança no trabalho e mais qualidade de vida a esses produtores que aqui vendem seus produtos”.

Defensor da agricultura familiar e do pequeno produtor rural, o deputado Gabriel Picanço comemorou o momento tão aguardado pelos feirantes. “O homem do campo vende aqui o alimento de cada dia e isso é de grande esperança para quem sobrevive dessa feira. São mais de seis anos parada e agora, com essa assinatura, a feira vai ganhar uma nova estrutura, com mais comodidade para os nossos trabalhadores do campo”.

A Feira do Passarão fez parte da vida da deputada Tayla Peres. Ela relembrou histórias de infância e parabenizou a iniciativa do Governo do Estado. “É um dia de muita alegria, principalmente para mim, que sou vizinha dessa feira. Me lembro quando era criança e almoçava aqui com minha família. Estou muito feliz, pois esse momento é um anseio da população e dos feirantes”.

Participaram ainda do evento secretários de Estado, o senador Mecias de Jesus (Republicanos), o deputado federal Hiran Gonçalves, vereadores, prefeitos, representantes dos hortifrutigranjeiros, cereais, lanchonetes, restaurantes e comunidade em geral.

Texto: Kátia Bezerra

Foto: Tiago Orihuela