Com o edital da Secretaria de Estado da Educação e Desportos (Seed) para professor de educação indígena de diversas especialidades na praça, a Escolegis (Escola do Legislativo) oferece curso preparatório gratuito na modalidade EaD (educação a distância) abrangendo o conteúdo programático básico do certame (Português, Redação, Raciocínio Lógico e Legislação). As inscrições ocorrem na terça (11) e quarta-feira (12) pelo site escola.al.rr.leg.br/.
Com 120 horas de duração, o preparatório online inicia na quinta-feira (13) e ficará disponível até o dia da prova (20 de março). As aulas com direito a vídeos, apostilas e fórum de dúvidas poderão ser acompanhadas no site escola.al.rr.leg.br/ ou aplicativo (Escola do Legislativo RR), disponível para baixar no Google Play, App Store e smart TV.
A oferta de mil vagas do concurso público encheu de esperança muitos professores ou concluintes de cursos de graduação que sonham com a estabilidade no serviço público. Por isso, para o diretor da Escolegis, Brenno Carvalho, a instituição não se furtou a atender à demanda.
“No final do ano passado, o concurso com mil vagas para professores indígenas foi lançado. Essa é uma oportunidade ímpar, não poderíamos ficar de fora e deixar de ajudar quem busca essa aprovação”, afirmou.
Com o desafio de tornar o ensino a distância envolvente, Marcus Albano Jr., um dos professores do extenso conteúdo cobrado sobre legislação, salienta que o aluno do preparatório encontrará não apenas os assuntos cobrados no edital, mas também aulas dinâmicas, interativas e com a comodidade de quem pode escolher como, onde e quando acessá-las.
“A matéria está bem completa, tem simulado, questões de provas que são discutidas, e as aulas estão de acordo com o edital. Abordaremos as legislações da educação, a redação, português, a Lei Complementar nº 053/2001, o Estatuto da Criança e do Adolescente, ou seja, tudo aquilo que é cobrado. Haverá também interação entre o professor e o aluno. Ele deixa sua dúvida e a gente responde imediatamente. O aluno pode assistir às aulas pelo computador, celular, smart TV”, destacou.
Concurso
As inscrições para o concurso público da Seed para professor da carreira de magistério indígena estão abertas até 17 de janeiro. As provas objetivas e discursivas (de caráter eliminatório e classificatório) têm data de aplicação prevista para 20 de março.
O edital – com cronograma e os conteúdos programáticos, entre outras informações – pode ser conferido no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan): https://www.idecan.org.br/
Texto: Suellen Gurgel
SupCom ALERR
Foto: Eduardo Andrade / Nonato Sousa