REPRESENTANDO RORAIMA Gabriel Picanço
toma posse como vice-presidente da Unale para a Região Norte

O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) será empossado nesta quarta-feira (19) como vice-presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) para a Região Norte. A cerimônia acontece às 11h, na sede da instituição, em Brasília.

O parlamentar será um dos representantes da Amazônia da diretoria da organização. Da região, são 9 estados e 256 deputados. Picanço agradeceu aos representantes que o escolheram para o cargo e acredita que Roraima terá todas as suas demandas apresentadas na organização.

“É com muita satisfação que recebo algo dessa magnitude. Agradeço aos 256 deputados estaduais da Amazônia que me deram a oportunidade de representar o nosso Estado e, sem dúvida nenhuma, este é um cargo de grande relevância, que Roraima ainda não teve na Unale”, disse.

Picanço vai aproveitar a oportunidade como membro da diretoria executiva da organização para apresentar demandas importantes de Roraima.

“Com a ajuda da Unale, a gente consegue atender aos pleitos do nosso Estado, que são difíceis de apresentar quando estamos sozinhos. Temos duas questões gravíssimas em Roraima que serão discutidas na nossa primeira reunião, que são os problemas migratório e energético, este com alguns entraves na Justiça Federal”, complementa o parlamentar.

A deputada Catarina Guerra (Solidariedade) também fará parte da nova diretoria da entidade. Ela ocupará o cargo de secretária de Roraima.

Unale

A diretoria executiva da organização também será empossada no evento. O deputado Lídio Lopes (PDT-MS) assume a presidência da entidade. Já os deputados Luiz Tchê (PDT-AC) e Ivana Bastos (PSD-BA) serão, respectivamente, secretário-geral e tesoureira-geral. A nova diretoria foi eleita em novembro do ano passado durante a 24ª Conferência da Unale, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

A entidade reúne todos os parlamentares do país em torno de objetivos comuns, como a preservação dos valores democráticos, fortalecimento do federalismo e aprimoramento do Poder Legislativo estadual.

Nome: Winicyus Gonçalves

Foto: Nonato Sousa / Eduardo Andrade

ARTES MARCIAIS
Inscrições no Centro de Convivência da Juventude podem ser feitas até dia 25

O Centro de Convivência da Juventude iniciou nesta segunda-feira (17) as inscrições, que vão até 25 de janeiro (exceto nos dias 20 e 21 devido ao feriado de São Sebastião), para as aulas gratuitas de jiu-jítsu, judô e zumba. A instituição está com 200 vagas abertas para as artes marciais. Os interessados devem se inscrever na sede da Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa, das 8h às 17h, na avenida Ataíde Teive, nº 3.510.

Tanto o jiu-jítsu como o judô têm cem vagas distribuídas em quatro turmas (25 cada), nos períodos da manhã e à tarde, para crianças e adolescentes nas faixas etárias de 7 aos 12 anos e de 13 aos 17 anos. Já as aulas de zumba são para qualquer idade, ocorrem à noite e as vagas são livres.

“Nos dividimos dessa maneira para facilitar o desenvolvimento da metodologia. Os quimonos também serão fornecidos pela Assembleia Legislativa, assim como toda a infraestrutura necessária, material, professores”, destacou o diretor administrativo do Centro de Convivência da Juventude, Márcio Boaventura.

Moradora do bairro Pedra Pintada, a operadora de caixa Carla Gregório chegou cedo para matricular os filhos Kauã, 14 anos, e Kauanny Juliana, 11, no jiu-jítsu. “Como a gente depende só de um salário mínimo, essa é uma oportunidade única, porque quando se matricula em escolinha particular tem um gasto da mensalidade e ainda a despesa do material, do quimono”, agradeceu.

Além dos custos reduzidos, ela salienta que o respeito à hierarquia nas artes maciais a motivou a inscrevê-los. “O jiu-jítsu e o judô passam uma ideia de disciplina. Não é só luta, contato corporal, existe uma orientação por parte dos professores que faz diferença na educação”, acrescentou.

Antes da pandemia, Kauanny jogava futebol numa escolinha do bairro. Sempre em movimento, a menina aguarda com expectativa o início das aulas e sonha que esse seja o primeiro passo de um futuro brilhante como atleta. “Eu gosto de coisas novas, de aprender esportes. Penso em competir, ganhar medalhas, pois quero trazer reconhecimento para Roraima, porque aqui não tem muita oportunidade de esportes”, disse esperançosa.

Matrícula

As inscrições devem ser feitas na sede da Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa, das 8h às 17h, sem intervalo, na avenida Ataíde Teive, nº 3.510. No ato da matrícula, é necessário cópia e original da identidade e o comprovante de residência. Em caso de menor de idade, os pais ou responsáveis devem apresentar a documentação.

Centro de Convivência da Juventude

Vinculado à Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa, o Centro de Convivência da Juventude foi criado para fomentar políticas públicas de qualificação profissional, inclusão digital, cultura, esporte, música, empreendedorismo, assistência social, prevenção do uso de drogas, ações social e comunitária e formação política aos jovens.

A instituição ofereceu aulas gratuitas de zumba, breakdance, grafite, coral, teclado, violão e musicalização de 3 de novembro a 16 de dezembro de 2021. As modalidades foram retomadas na primeira semana de janeiro de 2022, mas foram interrompidas por causa do aumento de casos das síndromes respiratórias.

Atividade

Idade