Pular para o conteúdo

RECONDUÇÃO
Jalser Renier reassume presidência da Assembleia Legislativa de Roraima

O deputado Jalser Renier (SD) foi reconduzido na manhã desta quinta-feira (24) à presidência da Assembleia Legislativa de Roraima, assim como os demais membros da Mesa Diretora, após decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, que revogou a medida cautelar que havia determinado o afastamento do parlamentar e novas eleições em janeiro de 2021. A determinação do ministro foi proferida na noite de quarta-feira (23).

O ex-presidente Soldado Sampaio (PCdoB) solicitou, ao receber a notificação, que o procurador-geral adjunto, Sérgio Mateus, informasse os fatos à população que acompanhou o processo pela TV Assembleia (57.3), Rádio Assembleia (98,3), redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr), bem como a quem estava nas galerias do Plenário Noêmia Bastos Amazonas.

Em coletiva de imprensa, Jalser Renier se comprometeu a seguir com a análise e votação de projetos de lei, como o PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) da Educação Básica, instalação de auditoria em processos da Casa, retomada de programas sociais, como o “Abrindo Caminhos”, e o fim das sessões híbridas.

Vamos procurar o Tribunal de Contas, o Tribunal de Justiça, o Governo do Estado, todas as instituições para que a gente mantenha sempre uma relação cordial entre as instituições”, declarou o presidente.

Com retorno de Jalser Renier à presidência, volta a Mesa Diretora composta por Jânio Xingu (PSB), primeiro-vice-presidente; Jeferson Alves (PTB), segundo-vice-presidente; Odilon Filho (Patri), terceiro-vice-presidente; Chico Mozart (Cidadania), primeiro-secretário; Marcelo Cabral (sem partido), segundo-secretário; Catarina Guerra (SD), terceira-secretária; Lenir Rodrigues (Cidadania), quarta-secretária, e Renato Silva (Pros), corregedor-geral.

Explicações pessoais

No tempo regimental de explicações pessoais, parlamentares discursaram sobre a mudança. O primeiro foi o deputado Soldado Sampaio (PCdoB) que falou sobre a condução da Casa nos últimos 13 meses. “Saio daqui [da presidência] de cabeça erguida. No tempo que conduzi a Mesa Diretora, montamos um ambiente saudável com os outros Poderes”.

O deputado Nilton SindPol (Patri) ressaltou a necessidade de cumprimento de decisão judicial. “Agradeço o tempo em que fiquei como corregedor desta Casa e peço para que haja paz e tranquilidade”. A deputada Betânia Almeida (PV) pediu prioridade neste período de gestão. “Que possamos priorizar a população do Estado de Roraima que não aguenta mais passar por tantas lutas”, disse ela.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Tiago Orihuela / Jader Souza / Nonato Sousa

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas