O aguardado reajuste salarial de 15% dos servidores da Assembleia Legislativa de Roraima foi aprovado com 18 votos favoráveis na sessão desta quinta-feira (10). O Projeto de Lei nº 086/2022 será encaminhado para sanção governamental. A proposta abrange vencimentos, proventos e pensões de ativos, inativos e pensionistas para o exercício de 2022.
“Desde o início da gestão, valorizamos o servidor público do Legislativo dando posse a servidores que estavam há três anos na lista de espera aguardando o chamamento, convocamos todos os aptos e implementamos as progressões salariais. E agora, essa reposição histórica de 15%”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio.
Das galerias do Plenário Noêmia Bastos Amazonas, os servidores efetivos acompanharam a votação. Entre eles, o assistente legislativo Marcos Duarte. “Ótima surpresa. A princípio, contávamos com 11%, hoje tivemos essa notícia de 15%, o que mostra que a Casa está cumprindo a palavra e valorizando ainda mais o servidor. Vamos continuar trabalhando para fazer o melhor possível”, celebrou.
Antes de registrar o voto, o deputado Nilton Sidpol (Patri), parabenizou a valorização do servidor público efetivo. “Fico feliz e certamente esses servidores terão reflexo direto disso com suas famílias”, disse. O deputado Renan (Republicanos) complementou. “E nada mais justo que a compensação desses servidores que fazem o trabalho com excelência”.
Em fevereiro, em reunião com os servidores efetivos, o presidente Soldado Sampaio anunciou a reposição salarial, a época em 11%. Com apresentação de emenda, esse aumento subiu para 15%.
Ainda na sessão, os parlamentares aprovaram com 17 votos favoráveis a regulamentação do cargo de consultor técnico legislativo no quadro de pessoal do Poder Legislativo que tem como atribuição elaborar matérias legislativas, assessorar as comissões permanentes, especiais e temporárias segundo a qualificação profissional exigida.
“Em breve, anunciaremos concurso para preenchimento dessas vagas. A Assembleia precisa de consultoria especializada na área ambiental, sociológica, econômica e indígena”, anunciou Sampaio.
MPRR
Também foi aprovado nesta quinta-feira o Projeto de Lei nº 109/2022 para revisão salarial anual em 12% aos servidores públicos ativos e inativos do Ministério Público de Roraima (MPRR), bem como alteração em cargos como o de assessor de comunicação e assessor de segurança institucional.
Texto: Yasmin Guedes
Foto: Nonato Sousa
SupCom ALERR