HONRARIAS
Assembleia Legislativa aprova entrega de comendas a personalidades de Roraima

Deputados aprovaram nesta quinta-feira (24), durante sessão ordinária, seis projetos de decretos legislativos (PDL) para conceder a Comenda Orgulho de Roraima a personalidades que contribuíram, de alguma forma, com o desenvolvimento do Estado. As propostas foram apresentadas pelo presidente da Assembleia Legislativa (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), e pelas deputadas Catarina Guerra (União) e Tayla Peres (Republicanos).

Soldado Sampaio apresentou três PDLs e o primeiro deles, o de número nº 5/2022, concede a Comenda Orgulho de Roraima ao senhor Ambrósio Alves Soares, o “Mestre Ambrósio”, como é conhecido em meio aos brincantes e admiradores da cultura carnavalesca no Estado.

De acordo com a justificativa do PDL, no período de 1985 a 2010, o piauiense Mestre Ambrósio foi integrante e presidente da escola de samba roraimense Aquarela, “por meio da qual desenvolveu relevantes atividades dessa cultura popular, tendo se destacado como intérprete de vários sambas-enredos naquela agremiação, além de ter sido um grande incentivador da manifestação folclórica no Estado”.

O PDL nº 90/2021, também de autoria do presidente da ALE-RR, concede a Comenda Orgulho de Roraima ao coronel RF da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e comandante da Academia Coronel Walterler. A honraria se deve aos “relevantes serviços prestados na formação, aperfeiçoamento e especialização de policiais militares e bombeiros militares do Estado de Roraima, contribuindo dessa forma para a evolução dessas instituições de Segurança Pública e Defesa Social”.

A honraria também será entregue a policiais militares e servidores da Diretoria de Ensino e Pesquisa da Polícia Militar de Roraima (DEP/PMRR) e da Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (APICS) pelos “relevantes serviços prestados no planejamento e execução de cursos de formação, aperfeiçoamento e especialização, que também tiveram importante contribuição na capacitação técnica de policiais militares”.

Já a deputada Catarina Guerra (União), apresentou o PDL nº 23/2021, que concede a Comenda Orgulho de Roraima ao segundo-sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) Lino Lima Rebouças. Natural de Russas (CE), ele ingressou no CBMRR em 2013. Entre as atividades que exerceu ao longo dos mais de sete anos de serviços prestados ao Estado, está a atuação na Companhia de Combate ao Incêndio, em Boa Vista e, 3ª Companhia de Combate ao Incêndio, em Pacaraima, além do Gabinete Militar da Assembleia Legislativa.

Outra personalidade que será agraciada com a Comenda Orgulho de Roraima é o cirurgião plástico Márcio Miranda Arcoverde. Natural de Arcoverde (PE), ele chegou a Roraima em 2009 e, desde então, tem ofertado aos clientes “atendimento profissional, capacitado e humanizado”. Além do atendimento em clínica de sua propriedade, atua como chefe do serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Geral de Roraima (HGR) e Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) em Boa Vista e, como cirurgião plástico da Smile Train, realizando cirurgias e reconstrução infantil.

Foto: Marley Lima / Nonato Sousa