Pular para o conteúdo

EDUCAÇÃO E CIDADANIA
Instrutores do Centro de Convivência da Juventude passam por qualificação

O Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) inicia nesta quarta-feira (30) a capacitação dos professores e instrutores de todo o Estado das oficinas de teoria e práticas esportivas coletivas, na modalidade futebol society. Ao todo, 28 profissionais foram capacitados na sede da Superintendência de Programas Especiais. Os docentes das demais modalidades também serão habilitados ao longo da semana.

O diretor executivo do Centro de Convivência, Damosiel Alencar, afirmou que a capacitação vai proporcionar o aperfeiçoamento das metodologias praticadas pelos profissionais.

“Serão ampliadas as formas de trabalho desses professores melhorando a aplicação das atividades com os alunos. É uma proposta de organização e está sendo bem recebida pelos nossos instrutores”, explicou.

O responsável pela capacitação, João Paulo Siqueira, é coordenador das aulas de futsal e futebol do Centro de Convivência da Juventude. As alternativas de adaptação de um planejamento padrão foram a principal ideia proposta. A abordagem correta dos exercícios desenvolvidos para as crianças, fomentando a parceria entre instrutor e aluno, também foi discutida.

“Ser amigo e parceiro do aluno é fundamental. Dicas de como lidar com as crianças, abordagem correta, técnicas mais eficientes de cada esporte e como identificar os erros em cada modalidade foram temas que analisamos durante a capacitação”, destacou.

O instrutor de futebol society em Mucajaí, Carlos César de Araújo Fernandes, tem 25 anos de experiência no esporte e aprovou a iniciativa da reciclagem.

“Agradeço a oportunidade de estar aqui para essa capacitação. É muito importante não só para mim, como para todos os colegas dos demais municípios. Essa é uma chance única para melhorarmos cada vez mais nossa metodologia de ensino com nossos alunos”, ressaltou.

Oficinas

Modalidades: Handebol, Vôlei de Praia e Vôlei de Quadra, Futsal, Futebol Society e Futebol de Campo e Lutas. O objetivo é preparar os instrutores para as aulas práticas das modalidades esportivas coletivas, por meio de um planejamento esportivo-lúdico. Ao todo, 60 instrutores de esporte coletivo do Centro de Convivência da Juventude vão passar pela capacitação.

De 1º a 3 de abril, será a vez do vôlei de quadra e vôlei de praia. A aula acontecerá na quadra esportiva do Ginásio Hélio Campos. Temas como introdução do vôlei de praia e quadra serão reforçados com teoria e prática.

Clínica de arbitragem

 

As aulas serão aplicadas no município de Normandia, entre os dias 1º e 4 de abril e o objetivo é preparar os participantes para organizar e arbitrar competições de futebol society. Serão 30 vagas e as inscrições podem ser feitas diretamente com Hércules Monteiro, pelo telefone (95) 8114-2537.

Planejamento pedagógico

As oficinas de planejamento pedagógico para os instrutores das modalidades de música, esportes, danças e lutas têm o objetivo de orientá-los sobre a implementação, incentivo e desenvolvimento do trabalho com as modalidades esportivas individuais e coletivas, por meio do planejamento de 2022.

Serão 95 instrutores de esporte individual e coletivo do Centro de Convivência da Juventude, com carga horária de quatro horas.

As oficinas serão virtuais, pelo link do Google Meet que será disponibilizado aos professores, também no dia 1º, das 8h às 10h. As professoras serão Lara Magalhães Avelino, de Educação Física e Especialista eEducação Especial, e Virlândia Diniz Alcoforado, assessora pedagógica com licenciatura plena em História pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), Gestão de Sistemas Educacionais e Controle da Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Texto: Kátia Bezerra

Foto: Tiago Orihuela

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas