DECISÃO
TV Assembleia vai transmitir final do 1º turno do campeonato estadual entre São Raimundo e Náutico

A final do 1º turno do Campeonato Roraimense de 2022 entre São Raimundo x Náutico será transmitida ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3), na próxima terça-feira (5), a partir das 19h. A partida terá a narração de Waldenir Benttes e comentários de Bernardo Silva e o telespectador vai poder acompanhar também pelo canal do Youtube e Facebook (@assembleiarr). A intenção do Poder Legislativo é fomentar os torneios regionais, profissional e amador, valorizando cada vez mais o esporte no Estado, conforme explica o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos).

“A Assembleia é segurança, educação, saúde, social, setor produtivo e também é esporte. Desde que assumi a gestão da Casa, direcionamos todo nosso apoio ao desportista roraimense, seja profissional ou amador. Apoiamos o Peladão [campeonato de futebol amador], com mais de 128 equipes de futebol. É a ALE cumprindo seu papel e apoiando todos os segmentos”, ressalta Sampaio.

A TV Assembleia acompanhou a semifinal do 1º turno roraimense, que ocorreu na noite deste sábado (2), no estádio Flamarion Vasconcelos.  Quatro times disputaram as vagas para a final. O primeiro jogo, entre São Raimundo x Real, desanimou a torcida. Com 10 cartões, muitas faltas e poucas finalizações, o São Raimundo levou a melhor na disputa contra o Real. Um gol de cabeça do meio-campo Ygor Almeida, carimbou o Mundão para a final do campeonato. “Foi uma partida difícil, mas tive a alegria de fazer um gol, com a ajuda do meu grupo. Agora é descansar um pouco, voltar aos treinos e partir para a final”, comemora o jogador.

O técnico do Mundão, Chiquinho Viana, se mostrou confiante. “Sabemos das dificuldades de cada time, mas trabalhamos todos os dias com afinco. Geralmente não marcamos jogadores pequenos dentro da área e eu faço com que eles pisem dentro da área. Foi o que aconteceu com o gol de Ygor”, se referindo a baixa estatura do meia Ygor Almeida, autor do único gol do time. “Estamos prontos para a final, estaremos concentrados, respeitando nossos adversários e vamos buscar ser campeões novamente”, completa.

Com um jogador a menos no campo, e com algumas falhas da arbitragem, o Náutico levou a melhor em cima do Baré e segue para a decisão do primeiro turno contra o São Raimundo. Com um gol de pênalti, o atacante Davidson comemorou a vitória do alvirrubro. “Batalhamos muito pelo gol e graças a Deus consegui. Sofri o pênalti e tive a personalidade de bater e fazer o gol. A expectativa para a final é a melhor possível”, ressaltou.

Com três cartões amarelos na partida, o Náutico fica sem dois jogadores na final. O técnico Marinho reconhece que terá problemas na escalagem, mas garante empenho do elenco. “Eu confio no meu grupo e em todos os jogos eu repeti a mesma escalação e isso mostra nossa força. Sei que a final vai ser um jogo difícil e espero que a gente consiga sair com a vitória”, disse o técnico.

A comemoração da vitória do Náutico foi o estopim para um bate-boca entre os jogadores dos dois times dentro de campo. As torcidas se exaltaram e a Polícia Militar teve que intervir. No final do jogo, a arbitragem precisou sair escoltada pela polícia.

Os vencedores disputam a decisão que será em jogo único e em caso de empate, o campeão será definido nos pênaltis.

Já virou tradição

O Roraimão de 2021 foi a estreia da TV Assembleia nas transmissões esportivas, ao fazer a cobertura ao vivo dos jogos das finais do campeonato, pela primeira vez, em junho do ano passado. O segundo turno foi disputado entre São Raimundo x GAS (Grêmio Atlético Sampaio) equipe de Caracaraí, com placar de 1 a 0.  E a final da competição foi entre São Raimundo x Náutico, que havia sido campeão do primeiro turno. Quem levou a melhor e conquistou o sexto título consecutivo do Campeonato Roraimense de Futebol, foi o São Raimundo, com o placar de 2 a 1.

Mesmo com os portões fechados, devido à pandemia da covid-19, os jogos puderam ser acompanhados, a distância, pelos torcedores dos dois times, não só em Roraima, mas em outros estados e até no exterior, com a transmissão ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3) e redes sociais da instituição.

A emissora do Legislativo abriu as portas também para o futebol amador, que foi destaque no lançamento do Peladão 2021. Foram 128 times de futebol, da capital e do interior, masculino e feminino na disputa pela taça. O Peladão é organizado pela Lifajac (Liga de Futebol Amador Jardim Caranã).

A diretora da TV Assembleia, Camila Dall’Agnol faz um panorama técnico da transmissão da final do primeiro turno do Roraimão 2022. “Teremos toda a estrutura, como das outras partidas que já exibimos, sempre deixando o telespectador bem-informado. São várias câmeras, drones, uma equipe de ponta, com mais de uma dezena de profissionais para a transmissão. Vamos entrar meia hora antes, mostrando os bastidores, a escalação dos times e todos os detalhes da final”, explica.

Texto: Kátia Bezerra

Foto: Eduardo Andrade