REDUÇÃO DE INTERSTÍCIO
Mais 282 policiais militares são promovidos em Roraima

Promovido a tenente, o policial militar José Silva ficou emocionado durante a solenidade com a homenagem que recebeu dos familiares e amigos, que levaram cartazes com a frase “2º Ten. J. Silva, parabéns, você é o nosso orgulho”.

“Estava desfilando e quando virei me deparei com a homenagem e fiquei muito feliz. Foi muita emoção na hora, mas tive que me controlar. Graças a Deus, a minha família e meus amigos caminham comigo e fazem parte desta trajetória de conquistas como essa, que estou recebendo da Polícia Militar de Roraima”, disse emocionado.

A mulher dele, Cássia Dias, comentou que a ideia dos cartazes foi de uma das amigas. “Esse momento é muito importante para nós. As amigas que tiveram a ideia porque essa semana foi de muita ansiedade para mim, em saber que ele seria promovido ao primeiro posto de oficialato. Estamos todos felizes, é uma sensação boa e cativante”, contou Cássia.

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), acompanhou na tarde desta terça-feira (26), no Estádio Flamarion Vasconcelos, a promoção do tenente José Silva e mais 281 policiais militares (PMRR). De 2019 a 2021 foram promovidos 1.458 policiais militares, com investimento total de R$ 604 milhões neste período.

A promoção por redução de interstício, tempo de efetivo serviço necessário para subir de patente, é fruto da indicação 132/2022 do deputado Soldado Sampaio feita ao Governo do Estado em março deste ano.

“Quase três centenas de policiais sendo promovidos, isso é uma demonstração da valorização por parte do Governo com a nossa Polícia Militar, que está avançando com o crescimento do Estado. Ficamos muito felizes em participar desta solenidade e fazer parte desta história. São investimentos em capacitação, qualificação, promoção e em equipamentos”, salientou o presidente.

Sampaio destacou que todo esse trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Executivo e a Assembleia Legislativa, deve servir de reflexão para a sociedade, que está na ponta e tem a garantia de uma segurança pública de qualidade.

“Quero parabenizar o governador Antonio Denarium [PP] pela excelente gestão. E a nossa Assembleia Legislativa participando, aprovando leis, orçamento e fazendo articulação política necessária para que haja reforço significativo na segurança pública e, em especial, na Polícia Militar, da qual sou oriundo”, disse.

O presidente ressaltou que o Estado está colhendo frutos de um trabalho liderado pelo governador e todo o seu grupo político. “Em time que está ganhando não se mexe. Essa é uma mensagem para reflexão, porque o Estado está avançando em todos os segmentos. Não é somente na segurança, mas na saúde, na educação, no setor primário, na recuperação de vicinais. São muitas coisas boas acontecendo em Roraima. Vamos seguir no jogo”, acrescentou.

O líder do Governo, deputado Coronel Chagas (PRTB) lembrou que essa promoção é alusiva ao Dia de Tiradentes, comemorado em 21 de Abril, considerado o patrono das polícias brasileiras.

“Todos os policiais militares estão de parabéns. O governo de Antonio Denarium já promoveu 1.458 promoções. Nunca, na história de Roraima, tivemos tanto reconhecimento, como de fato tem que acontecer a esses homens e mulheres que levam segurança pública ao cidadão roraimense. São muitos investimentos em equipamentos, tecnologia e viaturas para que a Polícia Militar possa cumprir sua missão”, enfatizou.

De acordo com o deputado Renan (SD) uma solenidade de promoção é sempre um momento especial para os policiais e a sociedade. “Fico feliz pela população que ganha policiais valorizados, equipamentos de qualidade para que possam fazer um bom trabalho”, disse, ao lembrar que em 2019 protocolou uma indicação para quebra do interstício da PMRR e do Corpo de Bombeiros.

O comandante da PMRR, coronel Francisco Xavier, falou que a promoção é um dos principais atos de reconhecimento e valorização. “Essa promoção é alusiva ao calendário de promoções da Polícia Militar. É um dia de festa, é uma forma muito importante de se priorizar os recursos humanos da corporação, policiais que trabalham diariamente na capital e interior, com juramento de proteger a sociedade”, justificou.

Texto: Marilena Freitas

Foto: Eduardo Andrade