Pular para o conteúdo

PLANTAS ORNAMENTAIS
Comércio aposta no crescimento do setor e se prepara para o Dia das Mães

A primeira data mais importante para o comércio, o Dia das Mães, celebrado neste domingo (8), está se aproximando, e com ela as novidades do mercado. Um dos segmentos que tem crescido em Boa Vista é o de comercialização de plantas ornamentais, que neste período é bem procurado.

Quem trabalha com viveiro, já providenciou pedidos de flores e plantas para atender à demanda da população, que, muitas vezes, segundo contou Lara Reck, proprietária da Viveiro Lara Flores, deixa para comprar o presente na última hora.

 

 

 

 

“A maior procura é em cima da hora, no dia principalmente. Às vezes, à noite, tem gente correndo atrás. Então, nossa expectativa é muito boa porque o Dia das Mães, de todas as épocas, é a melhor. Flores são sempre um ótimo presente”, disse.

 

 

 

Lara disse que o viveiro dispõe de produtos para todos os gostos e bolsos. Há mudas de plantas a partir de R$ 5. “Quem gosta de plantas, não liga se estão ou não com flor. Tem gente que não gosta de flores, e prefere as folhagens. Aqui nós temos todos os tipos”, afirmou.

É muito raro alguém comprar uma planta e logo depois querer trocar porque não gostou, mas Lara conta que isso já aconteceu. “Se a pessoa comprar e horas depois ligar dizendo que queria trocar porque preferia outro tipo de planta, a gente troca. A gente troca sem problema se for recente, mas se passar muito tempo, não tem como”, explicou.

 

DIREITOS E DEVERES

A diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral, lembrou que nas compras feitas presencialmente o lojista não é obrigado a trocar o produto se não tiver defeito. O direito ao arrependimento só vale para os produtos comprados pela internet.

“Nas compras realizadas fora do estabelecimento comercial, seja por delivery, catálogo, internet, a pessoa tem o direito de desistência da compra em um prazo de sete dias, manifestada na entrega do produto ou na finalização do contrato. Inclusive, o consumidor não precisa informar o porquê da desistência da compra”, explicou.

Entre as dicas do Procon Assembleia para o consumidor, está a de pedir a nota fiscal do produto, verificar a política de troca da loja e ficar atento às promoções. “É importante ter uma atenção maior porque as ofertas vêm de determinadas formas que levam o consumidor a erro, para isso vamos fazer visitas a estabelecimentos nesta semana do Dia das Mães”, disse a diretora.

DE MÃE PARA FILHA

“A partir desta quinta-feira [5], quem quiser adiantar o presente da mãe, já pode nos procurar. Vão chegar várias flores, orquídeas, rosas, de todos os tamanhos, cores e valores”, anunciou Lara, que cresceu no ramo de floricultura.

A mãe dela, Keith Reck, montou o viveiro logo após o nascimento de Lara, pois ficou desempregada. Ela e o marido viram no ramo uma oportunidade para ganhar dinheiro para o sustento da família, e ao mesmo tempo ter participação ativa na criação dos três filhos.

Olhando o passado, Keith não se arrepende da decisão que tomou. “Depois que comecei a ganhar o pão de cada dia com a venda de plantas, não enriqueci, mas o prazer de estar em contato com a natureza, de ver e ouvir os pássaros nas flores, e de aproveitar e ver minhas filhas crescendo, foi muito importante”, analisou.

 

 

A vida continuou corrida porque ela aprimorou conhecimento e investiu em jardinagem, mas garante que é outra realidade porque não fica presa a uma relação de trabalho padronizada pelas leis trabalhistas.

“Se eu estivesse dentro de um escritório, não teria essa liberdade de ir e vir no dia a dia, de participar de várias atividades que me trazem qualidade de vida, de assistir à minha missa às 11h30 da manhã”, ressaltou.

 

Texto: Marilena Freitas

Foto: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas