60 ANOS
Assembleia Legislativa homenageia psicólogos pela regulamentação da profissão no Brasil

Uma sessão especial na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) comemora os 60 anos da regulamentação da psicologia no Brasil. O evento, proposto pela psicóloga e parlamentar Yonny Pedroso (PL), será nesta quinta-feira (2), a partir das 9h, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas.

“Esse é um momento para comemorar e refletir sobre os desafios e as possibilidades de inserção da profissão na sociedade. Além disso, a categoria luta pelo piso salarial e pela jornada de trabalho de 30 horas. Os psicólogos são, cada dia mais, essenciais na definição de políticas públicas e na vida das pessoas, por isso, merecem ser homenageados”, destacou Yonny.

Serão homenageadas 245 pessoas, entre representantes do Conselho de Psicologia, profissionais e estudantes da área, com uma moção de aplausos durante a solenidade.

Aniversário

A Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, reconheceu e regulamentou a psicologia como profissão no Brasil. Já os Conselhos Federal e Regionais foram criados em 1971.

De acordo com o Serviço de Consulta Psicológica (SCP), atualmente, o Brasil tem mais de 440 mil profissionais, sendo o país com o maior número de psicólogos no mundo. O SCP tem atuação em clínicas e órgãos públicos em todos os campos de cuidado da saúde mental.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Marley Lima/ Nonato Sousa