SESSÃO ESPECIAL
Psicólogos são homenageados na Assembleia Legislativa por 60 anos de regulamentação da profissão

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promoveu nesta quinta-feira (2) uma sessão especial alusiva aos 60 anos da regulamentação da psicologia no Brasil. A homenagem foi proposta pela deputada Yonny Pedroso (PL), que é psicóloga de formação, e ocorreu no Plenário Noêmia Bastos Amazonas.

Foram homenageadas 245 pessoas, entre representantes do Conselho de Psicologia, profissionais e estudantes da área, com uma moção de aplausos durante a solenidade.

“Hoje é um dia muito importante e fizemos essa reunião de valorização aos profissionais psicólogos nesse momento tão turbulento que passamos, pós-pandemia. São 60 anos de regulamentação da psicologia e essa homenagem vem justamente dar visibilidade e falar da importância do profissional psicólogo”, disse a parlamentar.

Para Francisco de Assis, um dos primeiros psicólogos registrados em Roraima e homenageado durante a sessão, a solenidade foi uma maneira de reconhecer os profissionais que ajudaram a consolidar a profissão no Estado e os que estão iniciando.

“Quando eu cheguei aqui em 1982, no ex-território de Roraima, éramos apenas sete psicólogos. Durante esses 40 anos, sempre procuramos trabalhar para organizar a categoria. Os sete viraram 10, que viraram 15, 50, 100.. e hoje somos praticamente mil psicólogos no Estado. Divido essa homenagem com os mais antigos e com os novos, que estão tomando nosso lugar em uma luta que continuará por muito tempo”, agradeceu.

Arieche Silva Lima, psicóloga da ALE-RR, que se formou na primeira turma da Universidade Federal de Roraima (UFRR), em 2011, também foi homenageada no evento.

“Esse é um momento de muita alegria pelo reconhecimento da profissão do psicólogo não só no Brasil, mas também na atuação que temos aqui em Roraima. É um curso que eu vi crescer na UFRR, estive ali desde o primeiro dia em que foram chegando os professores e alunos. O nosso objetivo maior é sempre fazer com que a psicologia seja uma profissão forte e esteja servindo à sociedade, principalmente aqui no Estado, onde a maior parte de nós está atuando no serviço público”, disse.

A homenageada Marcilene Melo, psicóloga do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (CHAME), afirmou que a homenagem é um incentivo aos profissionais que se dedicam ao desempenho da profissão.

“A psicologia enfrentou e enfrenta muitos desafios. Que bom que estamos podendo comemorar esses 60 anos, visto que essa profissão é de extrema importância. O papel que a psicologia desempenha vem agregar e ajudar a todos. É uma honra muito grande não só para nós, mas para a comunidade em geral, que realmente precisa da psicologia. É uma profissão do coração”.

60 anos de regulamentação

A Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, reconheceu e regulamentou a psicologia como profissão no Brasil. Já os Conselhos Federal e Regionais foram criados em 1971.

De acordo com o Serviço de Consulta Psicológica (SCP), atualmente, o Brasil tem mais de 440 mil profissionais, sendo o país com o maior número de psicólogos no mundo. O SCP tem atuação em clínicas e órgãos públicos em todos os campos de cuidado da saúde mental.

Texto: Juliana Dama

Fotos: Eduardo Andrade/ Jader Souza/ Marley Lima/ Nonato Sousa