OPERAÇÃO ESPECIAL
Série da TV Assembleia mostra trabalho humanitário da Defesa Civil no interior durante inverno

O trabalho humanitário da Defesa Civil durante o período chuvoso em municípios do interior do Estado é tema da nova série de reportagens da TV Assembleia sob o comando da Superintendência de Comunicação, intitulada “Roraima: Operação Inverno”. O material especial conta com três episódios e vai ao ar nos dias 6, 7 e 8 de junho, no Jornal Assembleia Informa, canal 57.3, a partir das 18h. O conteúdo também vai ficar disponível no canal do YouTube (@assembleiarr).

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), a atuação da Defesa Civil na maior parte do tempo é silenciosa, porque eles trabalham mapeando áreas de risco na tentativa de evitar desastres ocasionados pelas chuvas intensas nessa época do ano.

“Por isso, é importante que a população conheça um pouco do trabalho desenvolvido pela Defesa Civil, e colabore com as ações de prevenção para evitar minimizar os danos causados pelas chuvas”, disse.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Anderson Matos, afirmou que o trabalho humanitário é feito em conjunto com todos os órgãos e prefeituras. Conforme ele, com a intensificação das chuvas no Estado foi instituída uma Sala de Situação composta pela equipe dos Bombeiros e Defesa Civil, onde ocorre o planejamento, as ações de resposta e execução.

“Hoje nós trabalhamos com apoio, vistorias, emissão de parecer, baldeação e remoção de famílias que estão em áreas inundadas. Algumas comunidades já estão isoladas devido à interrupção do tráfego nas vicinais, e vamos entregar cestas com a Setrabes [Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social] para ajudar esse público. O Governo do Estado está monitorando tudo isso e dando a resposta até que essa situação se reestabeleça”, ressaltou.

A série foi produzida pelos jornalistas Williams Dias, Priscila Bezerra e Camila Dall’Agnol, e acompanhou de perto o trabalho das equipes da Defesa Civil durante quatro dias de gravações nos municípios de Cantá, ao Norte do Estado, e Caroebe, ao Sul.

“O inverno iniciou mais cedo, de forma que afetou muitas famílias no interior do Estado, deixando-as ilhadas e sem alimentação. Então vimos a necessidade da atuação da Defesa Civil, principalmente no Sul e Norte do Estado. A ideia foi acompanhar esse trabalho de perto e mostrar como ele é executado há muitos anos, com a Defesa Civil atuando nas comunidades”, explicou Camila Dall’Agnol, diretora de Rádio e TV da Assembleia.

Segundo a jornalista Priscila Bezerra, chefe de produção da TV Assembleia, para as filmagens foi necessário um importante trabalho de planejamento.

“Auxiliei na produção sendo ponte entre a assessoria do Corpo de Bombeiros e a equipe, checando os municípios que estavam sofrendo mais com as chuvas e, consequentemente, a demanda da Defesa Civil. Eu produzia as pautas e já deixava tudo bem combinado para que a equipe pudesse acompanhar o trabalho da Defesa nos municípios”, disse Priscila.

Conforme o jornalista Williams Dias, repórter responsável por conduzir o trabalho de campo da equipe da TV Assembleia, a série de reportagens vai mostrar algumas das dificuldades enfrentadas diariamente por famílias nas áreas mais afetadas pelas intensas chuvas em Roraima.

“Nós presenciamos situações de baldeação, travessia de pessoas e produtos. Em Caroebe, por exemplo, a população vive predominantemente da produção de bananas. Além dessas pessoas precisarem atravessar o rio de um lado para o outro, também há necessidade de escoamento dessa produção, que, com a ajuda da Defesa Civil, está acontecendo por lá. Acompanhamos também a assistência humanitária que tem chegado ao Cantá, com doação de cestas básicas”, relatou Williams.

Ao todo, 14 profissionais fizeram parte da equipe que trabalhou na série de reportagens: Williams Dias (reportagem e produção), Priscila Bezerra (produção), Camila Dall’Agnol (produção), Emackson Sarmento (imagens), William Santos (imagens e drone), Luís Garcia (imagens), Jader Souza (fotografia), Marley Lima (fotografia), Jorge Luiz (drone), Renerisson Magalhães (drone e apoio técnico), Marcelo Fernandes (drone), Leonardo Pinto (apoio técnico), Fred Farias (apoio técnico) e Eduardo Maduro (edição).

Texto: Juliana Dama

Fotos: Jader Souza e Marley Lima