Pular para o conteúdo

PARCERIA
Procon Assembleia participa de ação solidária da Defensoria Pública de Roraima

O Procon Assembleia participou da segunda edição da Defensoria Solidária, ação promovida pela Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR). As atividades ocorreram das 8h às 16h deste sábado (4), na Escola Estadual América Sarmento Ribeiro, no bairro Pintolândia.

De acordo com a diretora do Procon, Mileide Sobral, a inclusão do órgão de defesa do consumidor na ação foi uma forma de aproximar o cliente mais distante, em termos territoriais.

“A gente está na zona Oeste e o consumidor, às vezes, tem uma dificuldade maior de ir ao nosso local de funcionamento. Então, a gente trouxe uma equipe técnica para realizar esses atendimentos”, informou Mileide.

De acordo com ela, os interessados procuraram o Procon para tirar dúvidas e buscar orientações sobre cartões de créditos e juros, que ocorrem com frequência.

“Temos uma demanda bancária realmente maior e ela sempre vem acompanhando o Procon nessa relação consumidor e fornecedor. Então, além de requererem uma atenção maior, necessitam da presença do consumidor. Conseguimos fazer um pré-atendimento, avaliando contratos, juros que são aplicados e conseguimos encaminhar o consumidor para atendimento presencial, necessário na tratativa dessa demanda”, explicou a diretora.

Para a dona de casa Romênia de Souza, os serviços do Procon e dos demais órgãos oferecidos na ação, serviram para nortear a população sobre seus direitos.

“Foi bom porque a pessoa já tem aquela base e facilidade de resolver as coisas, até pelos aplicativos. Essa ação ajudou muito, ainda mais no final de semana que têm pais que trabalham e não têm tempo para ir até o local resolver. Então, caiu muito bem”, disse.

Defensoria Solidária

O evento, que está na sua segunda edição, foi celebrado em comemoração aos 22 anos de institucionalização da DPE no Estado.

“Superou as expectativas da Defensoria e de todos os parceiros. A população veio, realmente, participar como esperávamos. É um dia de grande realização, onde estamos fazendo o bem. Esperamos que essa ação seja a maior de todas e que possamos realizar muitas outras ao longo dos próximos anos. Esse evento marca o calendário estadual de solidariedade e já estamos pensando até numa segunda edição ainda em 2022”, informou o defensor público-geral interino, Oleno Matos.

Quem compareceu a Defensoria Solidária pôde contar com serviços como, exames clínicos, cidadania, lazer, atendimentos jurídicos, entre eles: áreas de execução de alimentos, reconhecimento de paternidade e dissolução de união estável, guarda, alvará judicial, interdição, divórcio, retificação de registros públicos, 2ª via de certidão de nascimento, informações sobre processos cíveis e criminais, e demais orientações jurídicas.

Além disso, cortes de cabelos, aferição de pressão arterial, exames clínicos, artesanato, palestra de saúde bucal, orientação de higiene oral, aplicação de flúor em crianças e adolescentes foram colocados à disposição da população.

Também participaram da ação órgãos estaduais, tais como o Corpo de Bombeiros; Polícia Militar; Femarh, Setrabes; Hospital do Amor; Liga de Combate ao Câncer; Departamento de Trânsito (Detran-RR); Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer); Secretaria de Educação (SEED); Codesaima; Vara da Justiça Itinerante; e Centro de Referência da Mulher.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas