Pular para o conteúdo

ESPORTE E CULTURA
Novas turmas do Centro de Convivência da Juventude começam nesta segunda-feira

As novas turmas do Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) começaram as atividades nesta segunda-feira (13). Mais de 1,9 mil vagas foram ofertadas para crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, e adultos, nas modalidades de judô, jiu-jítsu, capoeira, ginástica rítmica, futebol e zumba.

“Os jovens estão bombando nos quatro cantos do Estado com o nosso Centro de Convivência da Juventude. São várias atividades esportivas e culturais. Nossa meta é atender 20 mil jovens e crianças em Roraima. Temos vários núcleos funcionando, como em Entre Rios, Caroebe, São Luiz e Rorainópolis. Vamos levar, em breve, para Amajari e comunidades indígenas mais povoadas. É um braço social da Assembleia se fazendo presente”, ressaltou o presidente do Poder Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).

De acordo com Damosiel Alencar, superintendente de Programas Especiais, ainda há vagas na Arena Futebol do Asa Branca e nos demais polos de Boa Vista.

“Temos cerca de 20 vagas disponíveis ainda, pela parte da manhã. Os pais que tiverem interesse, podem procurar a superintendência, que fica na Ataíde Teive, bairro Buritis. A matrícula é feita lá e depois o aluno é encaminhado para cá”, informou Alencar.

 

O superintendente destacou ainda a ampliação das atividades em novos pontos da capital.

“A necessidade de se criar outros polos veio para dar oportunidade às pessoas que não têm condições de se deslocar até o Centro de Convivência. No caso, onde tem possibilidade, estamos criando unidades nos bairros para dar acesso a toda comunidade”, disse.

Polo Asa Branca

Na Arena Futebol do Asa Branca, funcionam quatro turmas pela manhã e outras quatro à tarde. O treinamento é dividido de acordo com a faixa etária dos alunos.

Conforme o professor Esdras Tavares, nas aulas as crianças e os adolescentes fazem treinamento funcional, aprendem a base do futebol e técnicas.

“Já tivemos alunos que o Grêmio Futebol Clube de Porto Alegre levou. Saiu do nosso projeto. Aqui ensinamos a base e tudo o que um jogador pode fazer. Tudo se inicia com a prática do esporte na vida deles. Esse projeto veio para somar com as famílias, a escola, e tanto no desenvolvimento social quanto na saúde. Isso traz recursos maravilhosos para essas crianças”, avaliou o professor.

 

A farmacêutica Josiane Magalhães é mãe dos alunos Kaio e Kalel Matos, de 6 e 8 anos. Eles fazem jiu-jitsu há um mês e futebol há duas semanas.

 

 

 

 

“O futebol é do que eles mais gostam, inclusive, chegam a dormir com o uniforme para acordarem prontos para virem treinar”, contou.

Segundo ela, por causa da pandemia, o filho mais velho desenvolveu “retração social” e não se sente bem ao conviver com outras pessoas. Para a farmacêutica, os esportes vão ajudar no desenvolvimento das crianças.

“Inserir [Kalel] nas atividades com outras crianças foi um método que a gente encontrou para que voltasse ao convívio social sem ter medo de estar no meio de outras pessoas, e o esporte está sendo muito bom para ele, que já tem vontade de sair de casa. Já Kaio, coloquei pela timidez. Ele não tem problema em interagir com outros, mas é muito tímido e gosta muito de futebol”, explicou a mãe.

Beatriz da Cruz, de 15 anos, é uma das poucas meninas da turma. Praticante há pouco mais de um mês, segundo ela, a modalidade a tem ajudado a controlar a respiração.

“O futebol tem me ajudado muito, até porque eu tenho asma e com o tempo veio melhorando. Antes, era bem ruim. Eu fiquei sabendo das inscrições quando estava na praça jogando. Os meninos falaram, aí eu quis vir. Me faz bem e eu gosto desde pequena”, frisou a zagueira do time.

O polo também oferece aulas de zumba para todas as idades, às terças, quartas e sextas-feiras, sendo duas turmas, das 19h às 20h e das 20h às 21h.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Eduardo Andrade / Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas