Pular para o conteúdo

ESPECIAL
TV Assembleia terá programação em homenagem ao Dia Nacional do Cinema

Para homenagear o Dia Nacional do Cinema, comemorado neste domingo (19), a TV Assembleia, canal 57.3, vai exibir uma programação especial. Em Roraima, as produções cinematográficas a cada dia se destacam, inclusive com visibilidade internacional. A Assembleia Legislativa (ALE-RR) acompanha e investe em ações que valorizam o setor.

Em 2021, por ocasião do aniversário da Casa Legislativa, foi realizado um concurso cultural que possibilitou a cineastas roraimenses produzirem filmes abordando os 30 anos do Parlamento.

Como afirma o presidente do Legislativo, Soldado Sampaio (Republicanos), por ser a Casa do Povo, a Assembleia tem o dever de apoiar a cultura do Estado. Mais que isso, permitir os meios necessários para que os criadores de cultura exercitem a arte.

“Um povo sem cultura é um povo sem identidade. Aqui não temos uma cultura, mas um caldeirão cultural por ser um estado que tem um pouco de cada parte do Brasil e de muitos países. Foi pensando em apoiar esses profissionais da arte, que estão atentos às manifestações culturais e retratam isso na foto, cinema, poesia e em tantas formas de fazer cultura, que a Assembleia Legislativa realizou o concurso cultural, premiando os cineastas locais, que nas produções exaltam o nome de Roraima para o mundo”, disse Sampaio.

A diretora da TV Assembleia, Camila Dall’Agnol, ressaltou que a emissora valoriza o cinema nacional e dá ampla visibilidade às produções locais.

“A nossa programação sempre reforça a necessidade de se valorizar as produções nacionais, por meio do Cabine Brasil. E nesta data não será diferente, vamos fazer uma programação especial alusiva ao Dia Nacional do Cinema. Este ano, exibimos produções dos cineastas do Estado, que foram fruto do prêmio do concurso cultural promovido pela Assembleia Legislativa em referência aos 30 anos do Poder Legislativo, numa demonstração de valorização da sétima arte, que teve na TV Assembleia uma vitrine.”

Amadores e profissionais

O diretor de programação Bruno Almeida contou que serão exibidos médias-metragens e curtas-metragens, além de outras produções que já fazem parte da programação da TV Assembleia.

“Com o intuito de homenagear as produções audiovisuais brasileiras – amadoras e profissionais – na data em que se comemora o dia do Cinema Brasileiro, este ano três filmes serão exibidos”, disse.

O curta-metragem “Cores e Botas” tem duração de 15’55”. Foi escrito e dirigido por Juliana Vicente e conta a história de Joana. Ela tem um sonho comum a muitas meninas dos anos 1980: ser paquita. Sua família é bem-sucedida e a apoia. Porém, Joana é afrodescendente e nunca houve uma paquita de sua cor no programa da Xuxa. O roteiro e a direção são de Julia Rufino.

O média-metragem “Arthur e o Infinito – Um Olhar sobre o Autismo” tem duração de 36’35” e conta a história de uma família e seus conflitos ao ter o filho mais novo, Arthur, de seis anos, diagnosticado como autista. Marina, sua mãe, assume a responsabilidade de dedicar todo o seu tempo a ele e buscar caminhos para compreender melhor seu mundo, mostrando a realidade das emoções e sentimentos da família.

O premiado curta-metragem “Meu Tempo Menino”, do cineasta paraense Emanoel Franklin Loureiro, tem duração de 24’29”. Com um cenário amazônico, o filme fala do encontro de dois garotos amazônidas que iniciam uma amizade marcada por situações inusitadas. O curta-metragem foi produzido em Santarém, Pará, em 2007.

Texto: Marilena Freitas

Foto: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas