Pular para o conteúdo

INCLUSÃO E EMPATIA
Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência promove evento referente ao ‘Dia da Pessoa Surdocega’

O Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência do Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promove nesta segunda-feira (27), no Viva Melhor Idade, no bairro Caranã, um evento alusivo ao Dia Internacional da Pessoa Surdocega, das 8h30 às 12h.

O programa tem como presidente a deputada Lenir Rodrigues (Cidadania), que participará do encontro, aberto a toda a comunidade com deficiência visual e auditiva, conforme informou a coordenadora do Centro de Apoio, Andrezza Leal. Ela destacou ainda que a Associação de Deficientes Visuais foi convidada.

Andrezza reforçou que a ação tem como finalidade, além de comemorar a data, aproveitar para discutir políticas públicas para essa parcela da população, bem como orientá-la acerca dos direitos que tem, os quais são garantidos em lei.

“Vamos fazer uma roda de conversa para falar sobre a autoestima, porque durante a pandemia muitas pessoas se excluíram e se isolaram dentro de casa. Vamos também realizar atendimento psicológico com encaminhamento e muitas brincadeiras com o foco de fazer com que os que não são deficientes se coloquem no lugar dos que têm uma deficiência, roda de samba com capoeira e um arraial”, contou.

O encerramento será livre para os participantes falarem sobre as dificuldades enfrentadas. De posse dessas informações, o Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência desenvolverá ações para atender aos anseios da comunidade surdocega. “Dessa forma, como coordenadora, poderia orientá-los melhor com relação a essas dificuldades”, detalhou Andrezza.

Data

O Dia Internacional da Pessoa Surdocega foi escolhido em homenagem à norte-americana Helen Keller, que nasceu em 27 de junho de 1880 e foi um grande exemplo de superação, se tornando escritora e ativista social. Ela foi a primeira pessoa surdocega a entrar para o ensino superior.

Texto: Marilena Freitas

Foto: Jader Souza

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas