INCLUSÃO SOCIAL
Deputados aprovam PL de incentivo a esportes olímpicos e paralímpicos

O Projeto de Lei (PL) n⁰ 118/2021 e o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) n⁰ 011/2022 foram aprovados pelos deputados em sessão extraordinária da Assembleia Legislativa (ALE-RR) nesta quinta-feira (30).

O PL 118/2021 trata da implementação de Política Estadual de Incentivo à Prática de Esportes Olímpicos e Paralímpicos em Roraima, de autoria da deputada, Yonny Pedroso (PL), e visa incentivar a prática esportiva como forma de inclusão social, atrair visibilidade, apoio, investimentos e ainda valorizar o trabalho dos profissionais de educação física nas escolas e sua importância para a formação integral do aluno.

“A prática de esportes ajuda o corpo a liberar endorfina, hormônio que traz bem-estar. Assim, a pessoa fica menos ansiosa, melhora o humor e, consequentemente, reduz os níveis de estresse e os riscos de depressão. Isso terá reflexos na rotina, com uma convivência mais sadia no trabalho e na família”, defendeu a parlamentar em um trecho da justificativa.

Já o Projeto de Decreto Legislativo n⁰ 011/2022, proposto pela deputada Lenir Rodrigues (Cidadania), concede a Comenda Orgulho de Roraima a 12 mestres e profissionais da capoeira com atuação no Estado.

Para ela, a concessão da honraria “busca reconhecer os profissionais da capoeira que, há anos, desenvolvem trabalhos de grande relevância, fomentando a cultura, o lazer, o esporte e o bem-estar social de centenas de crianças, jovens e adultos, além do fortalecimento da identidade cultural afro-brasileira na região”.

Além de mestres, estão entre os homenageados contramestres, professores, instrutores e coordenadores de grupos da área.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Nonato Sousa