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DIA DAS CRIANÇAS
Orientações do Procon Assembleia podem evitar problemas na hora de comprar brinquedos

Pesquisar preços em diferentes estabelecimentos comerciais, verificar se o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) no brinquedo corresponde à idade da criança, se a promoção do produto ofertado pelas lojas condiz com o real valor de mercado e qual a política de troca das empresas, são algumas orientações dadas pelo Procon Assembleia àqueles que estão pensando em presentear as crianças no dia 12 de outubro.

Observar essas recomendações, explica a diretora da instituição, Mileide Sobral, evitará que o dia dedicado à alegria das crianças se transforme em um pesadelo. Dar brinquedos para crianças em desacordo com a idade poderá resultar em uma emergência hospitalar.

 

 

“A segurança do brinquedo tem que ser verificada antes mesmo de adquiri-lo, e é preciso ainda estar atento às peças menores, se o produto está completo e o selo do Inmetro, que indica a segurança”, disse a diretora.

 

 

 

 

O economista Fábio Martinez lembra que essa é a terceira data de maior movimentação no comércio varejista, mas destaca uma possível redução nas vendas devido à alta dos preços dos brinquedos.

 

“Este ano está mais salgado comprar presentes para o Dia das Crianças Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio, o aumento médio é de 20%. Isso faz com que os pais apertem o orçamento familiar para tentar comprar esses presentes. A gente estima que, pela primeira vez, haverá uma queda de pouco mais de 2% nas vendas em comparação ao ano passado”, avalia o economista.

 

Uma das dicas do Procon Assembleia é que o cliente busque saber sobre a política de troca da empresa, para não estragar a surpresa da pessoa presenteada. “O Dia das Crianças é sempre agitado, mas é preciso ter cautela. A troca de produtos, por exemplo, só é obrigatória para aqueles que apresentam defeitos. Se for vestuário, tem que verificar se o tamanho corresponde ao do presentado”, ressaltou.

Apesar de a inflação ter impulsionado o aumento dos preços, a empresária Geyslly Raynara Mendes Rodrigues está otimista com relação às vendas, e preparou um estoque com muitas novidades e promoções.

 

“Estamos com grandes expectativas para este ano, mesmo com os reajustes que assustaram bastante tanto os lojistas quantos os nossos clientes. Estamos trabalhando várias estratégias para que seja bom para todos. Tenho um ano de loja, iniciamos com um valor e hoje, quando vamos colocar os preços dos novos produtos, eu e meus funcionários ficamos assustados. Fico imaginando os clientes. As nossas estratégias incluem repassar o menor percentual. Fizemos promoções dos produtos que já estavam em estoque”, explicou.

Atuação

Para dar mais comodidade aos clientes e lojistas, Mileide Sobral afirmou que o Procon vai atuar nesse período no centro comercial de Boa Vista. “Vamos focar no centro, por ser um local que tem uma diversidade maior de lojas, tanto para vestuários quanto eletrônicos e brinquedos em geral”.

Mesmo seguindo todas as orientações, se tiver um problema com o produto adquirido, o primeiro passo é entrar em contato com o fornecedor. Mileide esclarece que o ideal é que o cliente e o fornecedor fortaleçam essa relação consumerista, afinal um precisa do outro.

“Deve-se conversar, informar sobre o problema. No caso de ser um produto que tenha garantia, o fornecedor tem obrigação de recolher e enviar para a assistência técnica autorizada ou conversar com o consumidor para acertar como será esse envio. A partir de 30 dias, se o produto não retornar para o consumidor, se não houver uma possibilidade de conserto, o fornecedor pode trocar por um novo, fazer o ressarcimento ou ter um abatimento proporcional”, explica.

Mas se todas as possibilidades de resolução falharem, então é a vez do cliente buscar ajuda no Procon Assembleia. “Se tentou, não conseguiu, expirou o prazo, o Procon Assembleia pode entrar nesta conversa, para que a gente possa fazer uma mediação de conflito”, esclareceu.

Para atendimento presencial, o Procon Assembleia funciona na Avenida Ataíde Teíve, 3.510, Buritis. O cliente também pode optar pelo atendimento remoto, via WhatsApp ([95] 98401-9465), ou no endereço eletrônico www.ale.rr.leg.br/procon.

Texto: Marilena Freitas
Foto: Eduardo Andrade/ divulgação TV Assembleia
SupCom ALE-RR

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