Pular para o conteúdo

POLO LIBERDADE
Escola do Legislativo oferece 150 vagas para curso gratuito de camareira

Das 900 vagas abertas para os cursos gratuitos da Escolegis (Escola do Legislativo), 150 são destinadas ao de camareira. As matrículas podem ser feitas pelo site da instituição (escolegisrr.com.br) dessa sexta-feira (14) até segunda (17), quando iniciam as aulas, que ocorrem à tarde e à noite nos polos da instituição nos bairros Liberdade (Avenida Venezuela, 1645) e Santa Luzia (Avenida Sólon Rodrigues Pessoa, 1313).

 

A função de camareira foi abraçada por Kamilla Vitória Oliveira há sete anos. Após ter sido empregada doméstica, cuidadora e babá, ela recorda os desafios do início da carreira.

 

É muito trabalho. No primeiro dia, quando voltei para casa, eu disse que isso não era para mim, pois era muito cuidado, muitos detalhes, mas fui conhecendo como é ser camareira e me apaixonando”, disse orgulhosa a jovem de 27 anos.

 

 

 

Se engana quem pensa que a profissão se resume a arrumar com rapidez um quarto ou com requinte uma cama. De acordo com a governanta e chefe do setor de camareira num tradicional hotel do Centro de Boa Vista, as principais atividades abarcam desde a arrumação de quartos durante a estadia do hóspede, faxina, conferência das acomodações antes do check-in, limpeza de corredores, recepção e áreas comuns, até a transferência de hóspedes.

 

As camareiras fazem parte da área de governança e são responsáveis pela arrumação, limpeza e higienização dos quartos e áreas comuns do hotel, provendo o bem-estar dos hóspedes em suas acomodações. Ela é a peça-chave do hotel, pois o turista chega e espera encontrar um pouquinho da casa dele”, pontuou.

 

 

Um dos pré-requisitos para quem deseja seguir a profissão, segundo a governanta, é gostar de trabalhar com o público. “Ela precisa querer trabalhar como camareira, depois ter habilidade e produtividade no dia a dia, mas, principalmente, o mercado procura quem faz um bom atendimento, o que é fundamental”, disse.

 

A turismóloga e professora do curso de Camareira da Escolegis, Tathiana Picanço, ministra aulas desde 2013. Para ela, sai na frente quem busca qualificação profissional, porque existe uma linha tênue entre profissões análogas.

 

A qualificação profissional é essencial, pois será o diferencial entre uma diarista e uma camareira, não desmerecendo nenhuma profissão, porque todas são importantes, mas a camareira precisa entender todo o sistema hoteleiro e as técnicas de arrumação e higienização dos ambientes”, apontou.

 

Por existirem várias técnicas essenciais no ramo, a professora promete mesclar teoria e prática para facilitar o aprendizado em sala de aula. “Os alunos precisam compreender como funciona o sistema hoteleiro e depois realizaremos a prática. Gosto de misturar para que as aulas se tornem mais dinâmicas”, destacou.

 

E concluiu com um recado auspicioso para os futuros alunos. “Nosso Estado ainda é muito carente de profissionais qualificados e existem vagas abertas”.

 

Matrícula

São 900 vagas no total, 150 para cada curso ofertado pela Escolegis. As matrículas podem ser feitas pelo site da instituição (escolegisrr.com.br) até esta segunda-feira (17), quando iniciam as aulas, que ocorrem à tarde e à noite nos polos da Escolegis nos bairros Liberdade (Avenida Venezuela, 1645) e Santa Luzia (Avenida Sólon Rodrigues Pessoa, 1313).

 

Confira dias e horários:

Unidade Liberdade:

– Camareira: das 14h às 17h (de 17 a 21/10 – carga horária 20h);

– Garçom: das 14h às 17h (de 17 a 21/10 – carga horária 20h);

– Atendente de farmácia: das 18h30 às 21h30 (de 17 a 28/10 – carga horária 40h);

– Atendimento ao público: das 18h30 às 21h30 (de 17 a 28/10 – carga horária 40h);

Unidade Santa Luzia:

– Intensivo pré-vestibular e Enem: das 18h às 22h (de 17/10 a 11/11 – carga horária 80h);

– Técnicas de organização doméstica: das 14h às 17h (de 17 a 21/10 – carga horária 20h).

Suellen Gurgel

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas