Na sessão desta terça-feira (25), o deputado Nilton Sindpol (PP) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) para chamar a atenção para as pessoas que nascem com a fissura labiopalatina, uma malformação congênita que afeta a face, também conhecida como lábio leporino.
Sindpol pediu apoio do Executivo e o envolvimento do Parlamento, e registrou o empenho da deputada Lenir Rodrigues (Cidadania), autora do Projeto de Lei (PL) 272/2021, que trata do reconhecimento dos pacientes que apresentam fissura palatina ou labiopalatina não reabilitados como pessoas com deficiência no Estado de Roraima.
“Então, primeiro quero parabenizar a professora Lenir e dizer que também fizemos uma indicação para que o Executivo tenha total atenção a essas crianças, adolescentes e adultos, para que venha a ser corrigido esse problema congênito e eles tenham também acompanhamento multiprofissional, pois tenho aqui, no Poder Legislativo, obrigação de fazer essa provocação ao Executivo”, disse.
Com histórico da doença na família, Lenir Rodrigues agradeceu a deferência ao PL nº 272/2021. Além disso, registrou a importância da aprovação pelo Parlamento Estadual do PL nº 273 de 2021, que criou o Dia da Conscientização sobre a Fissura Labiopalatina no Estado, a ser comemorado anualmente em 24 de junho, e a tramitação do PL nº 272/2021.
“O PL do Dia da Conscientização aguarda a sanção do Executivo, e essa data vai servir para que as pessoas tenham outra visão da doença. Já esse outro projeto de lei, vai avançar ainda mais. Somos representantes do povo. É preciso o reconhecimento da habilitação total da pessoa com deficiência, já que temos casos em que o paciente com fissura labiopalatina precisa passar por várias cirurgias”, argumentou.
Dia do Servidor
Sindpol também parabenizou os servidores de Roraima pelo Dia do Servidor Público, comemorado nesta sexta-feira (28). Policial civil de carreira, o parlamentar destacou a importância do funcionalismo para o crescimento do Estado.
“Os servidores públicos são o óleo que azeita essa máquina pública tão importante para o desenvolvimento de Roraima e, que muitas vezes, precisa combater o bom combate com greves e manifestações para chamar a atenção do Estado e da sociedade para terem melhores condições de trabalho, o que vai refletir em toda a questão familiar”, afirmou ao concluir o discurso.
Texto: Suellen Gurgel
Fotos: Eduardo Andrade / Jader Souza
SupCom ALE-RR