Pular para o conteúdo

1º A 30 DE NOVEMBRO
Procon Assembleia auxilia consumidores a quitarem dívidas em mutirão de negociações

No período de 1º a 30 de novembro, o Procon Assembleia auxilia os consumidores inadimplentes a quitarem as dívidas com melhores condições e prazos no tradicional Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira.

A iniciativa é uma parceria entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país para reequilibrar as finanças dos brasileiros.

De acordo com a diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral, o consumidor que desejar participar pode negociar diretamente com a instituição financeira ou por meio da plataforma consumidor.gov.br.

“Existem duas formas para o consumidor quitar as dívidas e entrar em contato com essas instituições. A primeira é diretamente com a instituição. Ao entrar em contato, ele informa que deseja quitar a dívida e a instituição vai informar quais as condições. A segunda é dentro da plataforma do ConsumidorGov, em que, de forma gratuita e segura, o consumidor entra em contato com a instituição, informa que tem interesse na negociação e será notificado das condições para quitação”, explicou a diretora.

Ainda segundo Mileide, desde que o consumidor não tenha dado nenhum bem em garantia dessas dívidas, ele pode ter uma melhor negociação nesse momento. Os acordos podem ser feitos com dívidas de cartão de crédito, consignado e empréstimos.

“Cada instituição faz um cronograma de como oferecer melhores condições para o consumidor. Aqueles que não conseguirem ter uma boa negociação, podem procurar o Procon para que possamos fazer essa mediação. Lembrando que esse mutirão não é dedicado, por exemplo, a consumidores superendividados. Para isso, temos uma legislação especial e pedimos que o consumidor venha ao Procon para traçarmos um plano de como quitar essa dívida”, esclareceu.

Quem já precisou negociar dívidas com uma instituição financeira para garantir melhores condições foi o videomaker Vinícius Santos. Ele afirma que “nada paga a sensação de estar com seu nome ok” no mercado.

“Eu devia ao banco e depois de muito tempo sem pagar, o banco vendeu a dívida. A empresa então ligou para mim e ofereceu uma proposta, reduziram todos os juros que o banco coloca. Consegui quitar em um espaço de tempo muito menor, ainda mais por ter negociado com a empresa”, afirmou Vinícius.

 

 

Procon

Consumidores que tiverem dúvidas ou precisarem de ajuda na negociação de dívidas podem procurar a sede do Procon Assembleia, localizada no prédio da Superintendência de Programas Especiais, na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

O órgão também possui outros canais de formalização de denúncias, como o WhatsApp, no número (95) 98401-9465, e o site al.rr.leg.br/procon/.

Texto: Juliana Dama

Foto: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas