Pular para o conteúdo

INTENSIVO GRATUITO
Professores da Escolegis dão dicas para reta final do Enem 2022

Para ajudar na reta final do Exame Nacional do Ensino Médio quem não pôde pagar um cursinho, a Escola do Legislativo (Escolegis) oferece desde 17 de outubro até a véspera da prova um intensivo gratuito na unidade do Santa Luzia, localizada na Avenida Sólon Rodrigues Pessoa, nº 1313. São 3,4 milhões de inscritos em todo o país que devem participar da primeira etapa do Enem neste domingo (13). A segunda ocorre no dia 20 de novembro.

Isso é o sonho de muitos jovens que querem ingressar na universidade e ter esse suporte de forma gratuita com professores qualificados. Foi isso que nos motivou a ofertar uma turma voltada só para vestibular e Enem. Então, desejamos que neste domingo eles alcancem sucesso e aguardamos os resultados, pois a participação dos nossos alunos foi positiva e acompanhamos de perto toda essa evolução”, comemorou a presidente da Escolegis, deputada Catarina Guerra (União).

O vestibulando Cristian Rocha, 19 anos, é um dos alunos do preparatório. Ele terminou o Ensino Médio numa escola pública durante a pandemia e se prepara há algum tempo após a primeira tentativa de ingressar na graduação de Enfermagem no ano passado.

Eu fiquei bastante abalado com o resultado, sei que não me preparei muito bem. Meus estudos foram bastante precários por causa da pandemia. Na aula presencial, eu tinha como tirar dúvidas e em casa eu tinha muita distração”, relatou.

Dividindo o tempo de estudo com o trabalho em um lava a jato improvisado na residência de sua família no bairro Cinturão Verde, Cristian espera que no Enem 2023 a instituição repita o intensivo para aproximá-lo da tão sonhada vaga no ensino superior.

Eu quero continuar na Escolegis, pois eles dão bastante oportunidade para a pessoa entender e tentar focar, uma vez que os professores explicam de novo. Então, é com isso que eu me identifico. Eles fazem o possível para tentar ajudar o aluno”, destacou.

Para tranquilizar os candidatos que enfrentarão cinco horas e meia para responder a 90 questões das provas de Linguagens e Ciências Humanas, além de escrever uma redação de até 30 linhas, professores da Escolegis dão dicas para a revisão final e de como ir bem na hora da avaliação que é uma verdadeira maratona do saber.

Antes da prova

Para facilitar a memorização dos assuntos, o professor de matemática Jardel Sousa aconselhou a revisão com mapas mentais – diagrama do conteúdo que facilita associações entre informações destacadas por meio de símbolos, cores, setas e frases de efeito.

Sempre recomendamos fazer um cronograma de estudo e, conforme você for estudando, cria um mapa mental de todo o conteúdo que estudou, pois vai fazer as revisões em cima dos mapas mentais”, disse.

Outra estratégia é revisar com as questões das provas e os gabaritos de edições anteriores do site do Inep. “A prática faz com que você vá conhecendo as questões e isso vai melhorando a habilidade de resolver o Enem no tempo”, garantiu o professor.

A redação é uma das cinco notas gerais, mas ela tem um grande peso. Tirar uma boa nota aumenta bastante as chances de conseguir uma vaga no curso desejado. Por outro lado, zerar a prova pode trazer várias consequências negativas.

A redação do Enem é um dos pontos mais importantes, uma vez que tem um peso considerável de 800 pontos, e a nota máxima de 1000, por isso ela se torna um dos elementos essenciais para que o candidato receba uma boa média final”, explicou o professor de português Luciano Martins.

Ler muito, se interessar por temas atuais, escrever algumas redações e dar para alguém ler, estudar as regras simples de acentuação e pontuação e memorizar pelo menos duas citações de pensadores universais, tais como Paulo Freire, Platão, Sócrates, Karl Marx, Aristóteles etc., são algumas das sugestões de Martins para o aluno que quer chegar afiado.

Há quase dez anos ministrando aulas de português e espanhol, o professor usa essa expertise para apontar os possíveis temas do domingo. “Estatuto do Idoso, crise econômica e política no Brasil, a questão dos imigrantes no Brasil, a importância da leitura e do letramento, a violência urbana, o aumento do desemprego no Brasil, a construção de áreas verdes em centros urbanos, a inclusão dos deficientes no processo educacional”, apostou.

Com a revisão em dia, outras recomendações válidas são visitar o local de prova com antecedência para não ter surpresas no percurso.

No dia do Enem, é obrigatório levar documento original de identidade com foto (RG, CTPS, CNH, passaporte, carteira de reservista ou certificado de dispensa, desde que contenha foto). Sem ele, não é possível realizar a prova. Já os itens vetados são: qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens, óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros, bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.

Durante a prova

A redação deve ter clareza, coesão e coerência, obedecer ao mínimo e máximo de linhas exigido (de 7 a 30 linhas). Não fugir do tema, deixar em branco, fazer desenhos e assinaturas na lauda, ter cuidado com palavras inapropriadas, evitar escrever em outro idioma que não seja o português, rasuras e não copiar citações do texto-base devem ser evitados, segundo Martins.

O texto deve ser escrito objetivamente com começo, meio e fim. A introdução deve conter a essência do tema escolhido. Já os parágrafos do desenvolvimento devem indicar os aspectos positivos e negativos e também citações, e a conclusão, o resumo do que foi dito.

Uma dúvida comum entre os estudantes é por onde iniciar, pois o tempo costuma ser um dos vilões diante do volume de questões. No geral, os professores aconselham começar pelos assuntos com mais afinidade e os tópicos mais difíceis por último. Para Sousa, a estratégia premia quem se dedicou, pois só quem estuda conhece seus pontos fortes e fracos.

O tempo é o grande inimigo dos estudantes no dia da prova, então eles conhecerem bem o seu ritmo e o domínio de quais conteúdos eles têm mais habilidades vai ser a chave principal para que sejam bem-sucedidos”, afirmou.

Após a prova

É importante segurar o nervosismo e se preparar física e mentalmente para o resultado. O candidato deve compreender a caminhada até o dia da prova – acolher os erros e acertos – e não se martirizar caso não tenha logrado êxito. “A gente sempre fala o seguinte: tudo é no seu tempo, então se não for este ano, não se preocupe. Fique calmo, tranquilo”, concluiu o professor de matemática.

EstudoPlay

Para o candidato que não pôde acompanhar preparatórios presenciais, uma opção gratuita é a Maratona do Enem do Instituto EstudoPlay (estudo.play.com.br). A plataforma digital é uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR) e a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desporto (Seed), que permite estudar para concursos públicos, vestibulares e Enem.

As aulas são transmitidas pela TV Assembleia 57.3, todas as tardes, de segunda-feira a sábado, das 14h às 17h30, além de aulões da maratona do Enem até a véspera da prova. Todos os componentes curriculares do ensino médio, simulados e links são disponibilizados para os alunos sugerirem temas.

Enem 2022

No primeiro dia de prova, 13 de novembro, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo, 20 de novembro, matemática e ciências da natureza. Os locais de prova estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição, na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/). Em ambos os dias, os portões dos locais de prova serão fechados às 13h e o exame começará às 13h30 (horário de Brasília).

Suellen Gurgel

SupCom ALERR

11.11.2022Foto Jader Souza / Eduardo Andrade

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas