2023-2026
Deputados estaduais eleitos são diplomados na noite desta segunda-feira

Os novos deputados estaduais eleitos para o quadriênio de 2023-2026 foram diplomados na noite desta segunda-feira (12) no auditório do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). No total, foram diplomados 37 eleitos, sendo 24 estaduais, 8 federais, um senador e dois suplentes, além do governador e vice-governador.

A diplomação é a última fase do processo das eleições deste ano. A solenidade de posse será em 1º de janeiro, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), quando se inicia o mandato dos eleitos para os próximos quatro anos.

A abertura do evento contou com a participação da cantora Kárisse Blos, que cantou o Hino Nacional, acompanhada pelo pianista e maestro Helton Jeferson. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RR), Leonardo Pache de Farias Cupello, abriu os trabalhos enfatizando que a diplomação é um momento histórico.

“É quando a nossa democracia está efetivamente exercida em todos os seus planos, e que o nosso Estado de Roraima e nossa Justiça Eleitoral têm feito de tudo para atender à vontade de seus cidadãos”, ressaltou o desembargador Cupello.

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio (Republicanos), agradeceu a todos, parabenizou a Justiça Eleitoral e todas as instituições parceiras, destacando que essa é a festa da democracia.

“Tivemos uma eleição tranquila, e a Justiça Eleitoral está de parabéns, assim como o eleitor, que foi às urnas e se manifestou de maneira consciente, escolhendo seus representantes. A abstenção foi mínima, e isso é resultado de que a sociedade de Roraima está atenta a essas escolhas. Viva a democracia brasileira!”.

Sampaio disse ainda que o ano foi atípico por conta das inúmeras fake news que tentaram descredibilizar a verdadeira informação. “Muita gente mal-intencionada tentando tumultuar o processo eleitoral, desconfiando das urnas eletrônicas. Sempre tive muita convicção da seriedade, competência e transparência da Justiça Eleitoral na condução desse processo. A democracia sai fortalecida e a sociedade manifestou nas urnas suas mais diversas opiniões por meio do voto”, enfatizou.

Lucas Souza, 25 anos, o mais jovem deputado eleito, afirmou que estava muito feliz por fazer parte desta solenidade.

“É uma grande felicidade ter concorrido pela primeira vez e ter sido eleito para o meu Estado de Roraima, onde nasci e cresci. Ano que vem, começa nossa grande missão. Podem esperar em prol da juventude, da assistência social e do esporte roraimense”.

Diferentemente da atual legislatura, em que a bancada feminina é composta de sete mulheres, na próxima serão apenas cinco parlamentares. Uma delas é a deputada mais experiente do Legislativo Estadual, Aurelina Medeiros (Podemos), eleita para o sétimo mandato.

“É uma história de vida e a cada mandato as perspectivas da população são diferentes e as de Roraima também. Embora a gente trilhe o olhar lá no desenvolvimento do Estado, é uma nova história. A Assembleia é um poder desafiador, mas é um prazer servir à população”, avaliou.

Ela aproveitou para dizer que o Orçamento do Estado também tem uma nova história em razão da mudança no governo federal. “Pela primeira vez, temos um orçamento equiparando receita e despesa. Nossa receita é uma estimativa. Então, temos que observar o comportamento nacional para fazer aqui o melhor para a nossa população”, considerou.

O TRE/RR também entregou certificados para os parceiros da Justiça Eleitoral, como Polícia Federal (PF), Polícia Militar (PMRR), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil (PCRR), Corpo de Bombeiros (CBMRR), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp), Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil e Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (Smtran).

Os primeiros a receberem o diploma foram os deputados federais, seguidos dos estaduais, senador e suplentes e governador e vice-governador. A ordem de chamada obedeceu a quantidade de votos obtidos nas urnas:

Deputados federais
1. Jhonatan de Jesus (Republicanos) – 19.881 – (reeleito para o quarto mandato)
2. Helena da Asatur (MDB) – 15.848;
3. Duda Ramos (MDB) – 14.79;
4. Defensor Stélio Dener (Republicanos) – 14.193;
5. Albuquerque (Republicanos) – 14.015;
6. Nicoletti (União Brasil) – 10.969;
7. Zé Haroldo Cathedral (PSD) – 10.361;
8. Pastor Diniz (União Brasil) – 8.243.

Deputados estaduais
1. Soldado Sampaio (Republicanos) – 8.746 – (reeleito para o quarto mandato)
2. Joilma Teodora (Podemos) – 7.658;
21. Dr Meton (MDB) – 3.412;
22. Rárison Barbosa (PMB) – 3.200;
23. Isamar Júnior (PSC) – 3.145;
24. Armando Neto (PL) – 3.046.

Senador
1. Hiran Gonçalves (PP) – 91.431

Suplentes de senador
1. José Raimundo Roraima (Republicanos)