Pular para o conteúdo

GESTÃO DE RECURSOS
Deputados se reúnem com secretários para discutir ajustes no orçamento da Sesau

Nesta terça-feira (13), deputados estaduais e os titulares das secretarias de Saúde e de Planejamento se reuniram para discutir ajustes no orçamento destinado à Sesau em 2023. Na próxima terça (20), será a vez da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes). A iniciativa dos encontros partiu dos parlamentares.

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio (Republicanos), a convocação de alguns secretários foi deliberada pela Comissão de Orçamento para exposição sobre o que deve ser acrescido ou diminuído, de acordo com a necessidade de cada pasta.

Um dos pontos ressaltados está relacionado às cirurgias eletivas e à contratação de mais profissionais na área, além de gastos com pessoal (servidores), como ressaltou Sampaio.

“Houve a necessidade de uma força-tarefa para uma solução. Mais de 30 mil cirurgias foram realizadas nos últimos meses, justamente para desafogar essa fila de espera que era muito grande e causava danos às pessoas. Mas também foi cobrado da Secretaria Estadual de Saúde [Sesau] mais eficiência na aplicação dos recursos e, hoje, ficou pactuado buscar alternativas de como trazer profissionais de mercados fora de Roraima para dar mais celeridade ao restante dos procedimentos cirúrgicos”, afirmou.

 

A presidente da Comissão de Orçamento, deputada Aurelina Medeiros (Progressistas), contou que foi solicitada da Sesau uma apresentação das despesas deste ano para melhor entendimento do que foi executado.

“Não temos como dizer se vamos aumentar o orçamento da Saúde, tirar de uma secretaria para outra, pois cada uma tem suas demandas. Estamos discutindo para buscar alternativas para fazer as adequações no orçamento de que a gente dispõe”, disse.

 

 

A secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, ressaltou que o diálogo entre o Estado e o Parlamento sobre a projeção de gastos foi uma “ratificação” do atual planejamento para melhorias em 2023.

“Nós, como secretários, temos a responsabilidade e obrigação de demostrar, até para gerar uma segurança, de como está sendo feita a aplicação [dos recursos], e quais são as eventuais soluções para os problemas que foram apresentados.”    

 

 

O titular da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), Diego Prandino, participou da reunião e falou sobre a necessidade das relações entre os Poderes para o bom andamento do Estado.

“Isso é muito importante, porque é um momento em que o Executivo pode clarificar a situação aos parlamentares, dar mais informações auxiliando na apreciação para a votação, e até na modificação dos recursos, além de trazer legitimidade ao orçamento público, porque é a vontade do povo, por meio dos deputados, que vai ser colocada em prática ano que vem”, declarou.

 

A previsão é que a Lei Orçamentária Anual (LOA) seja votada na terça-feira (20) ou quarta (21), conforme Sampaio.

 

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Jader Souza

SupCom/ ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas