‘CICLOS’
Deputados se despedem da Assembleia Legislativa de Roraima

A última sessão ordinária do ano, ocorrida nesta quinta-feira (22), foi marcada por emoção e despedidas dos deputados não reeleitos para a próxima legislatura (2023-2026) e promessas de compromisso de quem permanecerá por mais quatro anos na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

Dos dez deputados não reeleitos, Lenir Rodrigues (Cidadania), Yonny Pedroso (PL), Renan (SD) e Evangelista Siqueira (PT) usaram o tempo de explicações pessoais para, principalmente, agradecer as experiências adquiridas ao longo dos últimos anos. Os parlamentares Jota Lopes (União) e Masamu Eda (PSD), que assumiram em outubro deste ano, também discursaram.

Lenir Rodrigues garantiu que não deixará de atender a população, pois estará de volta à Defensoria Pública do Estado, onde é servidora efetiva de carreira. Ressaltou que durante a passagem pelo Parlamento presidiu programas permanentes importantes, como a Procuradoria Especial da Mulher e o Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania. “Tenho certeza de que em todos os programas por onde passei deixei sementes plantadas para o Parlamento e quero estar certa de que estas sementes não irão morrer”.

Emocionada, a deputada Yonny Pedroso não conteve as lágrimas ao agradecer a contribuição de todos os colegas parlamentares e servidores do Poder Legislativo ao longo da caminhada. “Sou grata pela oportunidade de ter realizado grandes ações para sociedade e ter crescido como pessoa”, disse.

No discurso breve, o deputado Renan falou que na Assembleia Legislativa a bandeira principal sempre será o povo de Roraima. “Fico muito feliz pelo trabalho que eu fiz nos últimos anos pela saúde, educação, segurança e infraestrutura.  (…) algum colega ou outro entrou em confronto de ideias, mas tentei ser um cara à disposição da população”.

“A vida é feita de ciclos”, foi a primeira frase dita pelo deputado Evangelista Siqueira em seu último discurso como deputado. “A palavra é gratidão pela vida que me permitiu estar aqui ao longo de oito anos em prol da sociedade. Saio de cabeça erguida por ter feito meu trabalho, sem mácula, com nome limpo e me orgulho disso. A luta continua. Na verdade, foram as nossas lutas que nos trouxeram até aqui”, enfatizou.

Nominalmente, o deputado Masamu Eda agradeceu a cada parlamentar presente na sessão plenária e frisou a importância deles nos dois meses e meio de mandato, em especial a deputada Aurelina Medeiros (PP), a quem se referiu como “mãe”. “Quero agradecer a forma respeitosa que me recebeu nesta Casa por pouco tempo, mas deu para fazer, contribuir com o povo de Roraima”.

O deputado Jota Lopes descreveu com uma frase sua passagem pela Assembleia Legislativa. “Vou encerrando por aqui, foram dois meses de boas lembranças e agradecimentos”.

Compromisso com a população

Com discursos de gratidão à população, aos servidores e pela troca de experiências aos deputados não reeleitos no pleito deste ano, os parlamentares que assumem pelos próximos quatro anos reiteraram o compromisso com a nova legislatura.

O presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos), reeleito para o quarto mandato, contou que Roraima está saudável financeiramente, resultado do trabalho de todos. Agradeceu a contribuição individual de cada parlamentar neste processo.

O deputado Jorge Everton (União), reeleito para o terceiro mandato, afirmou que vai corresponder a cada voto recebido para os próximos quatro anos.

Chico Mozart (PP), reeleito para o terceiro mandato, reconheceu a contribuição de cada servidor e parlamentar.

Como líder da base governista, Coronel Chagas (PRTB), reeleito para o quarto mandato, ressaltou que pela primeira vez na história quase 97% dos projetos do Poder Executivo foram aprovados na Casa.

Gabriel Picanço (Republicanos), que também vai para o quarto mandato, demonstrou carinho e admiração aos colegas não reeleitos e deixou o gabinete à disposição para reforçar o trabalho voltado à população.

Para Marcelo Cabral (Cidadania), que entra em seu quinto mandato, foram trabalhos que ficaram na história de Roraima.

A deputada Tayla Peres (Republicanos), reeleita para o segundo mandato, afirmou que vai continuar trabalhando por mais pautas para quem precisar.

Por fim, a deputada Aurelina Medeiros, reeleita para o sétimo mandato, frisou que cada parlamentar abre mão da própria vida em prol da sociedade e espera manter o diálogo e a amizade com todos por mais tempo.

Yasmin Guedes

Foto: Nonato Sousa / Jader Souza