Pular para o conteúdo

BALANÇO
Procon Assembleia faz mais de 2,1 mil atendimentos em 2022; setor financeiro é recordista de reclamações

Em 2022, o Procon Assembleia fez 2.164 atendimentos, um aumento de 11% quando comparado com o ano anterior. O setor financeiro foi o recordista de reclamações de consumidores que sentiram seus direitos violados, correspondendo a 17% dos casos atendidos, com um total de 370 queixas. Na lista, estão empresas de empréstimos consignados, instituições bancárias e operadoras de cartão de crédito.

“A gente tem uma variação ano a ano. As demandas financeiras em 2022 tiveram um salto, seguidas das relacionadas a empresas de telefonia. No topo do ranking, vão estar sempre os serviços de terceiros, que geralmente são feitos entre o próprio consumidor e o fornecedor, aqueles prestados por lojas pequenas”, disse a diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral.

Essas empresas, prestadoras de serviços privados, respondem por 55% das demandas, o equivalente a 1.198 atendimentos. De acordo com as estatísticas, energia elétrica ficou com 3%, correspondente a 58 reclamações. No ano passado, foram registradas 103 queixas, 5% do total.

Os consumidores que reclamaram do fornecimento de água foram 2% (46 atendimentos), mantendo-se o percentual de 2021, que teve 38 reclamações.

Mileide avalia 2022 como positivo. “Foi muito bom para o Procon, que pôde voltar a fazer trabalhos de rua, como a Semana de Conscientização, com ações para tornar o consumidor de Roraima mais consciente dos seus direitos”.

 

Ela ressalta que o contato com o consumidor resulta em um aumento relativo no número de casos denunciados. “Quanto mais denúncias chegam aos nossos canais, significa que estamos fazendo um bom trabalho e tendo resposta da população”, acrescentou.

A diretora do Procon destaca ainda que em 2022 houve “um grande reconhecimento por parte de outras empresas e órgãos públicos” que fizeram visitas técnicas à instituição e ofereceram cursos técnicos para melhorar o atendimento.

“Tudo que for para acrescentar, vai gerar benefícios ao consumidor. Em 2023, pretendemos fazer mais ações, colocar o Procon ainda mais próximo da população para que se torne um instrumento de apoio”, disse.

Rariane Carneiro, atendente do Procon Assembleia, falou sobre o uso do WhatsApp como canal de atendimento.

 

 

 

 

“É o nosso carro-chefe, seguido do presencial e do site. O que mais predomina de demandas, desde a implantação, são os serviços financeiros e telefonia, mas temos tido muito sucesso na resolução dos créditos consignados e de golpes”, contou.

 

 

A presidente do Procon Assembleia e da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, deputada Tayla Peres (Republicanos), disse que a equipe encerra 2022 de forma satisfatória e produtiva. Ela ressalta a importância do órgão de defesa do consumidor, ligado ao Poder Legislativo, tanto para os consumidores, como para os lojistas.

“Foram mais de dois mil atendimentos realizados neste ano, em auxílio às questões consumeristas. E o Procon Assembleia vai continuar sempre de portas abertas, com uma equipe de advogados, contadores, para dar esse apoio para a sociedade. Quando não conseguimos resolver a demanda na audiência de conciliação, o jurídico orienta e faz o encaminhamento ao Judiciário, para que seja sanado o problema do consumidor”, destacou.

O Procon Assembleia funciona de segunda a sexta-feira, na sede da Superintendência de Programas Especiais, localizada na Avenida Ataíde Teive, 3510, no bairro Buritis. O horário de atendimento é das 8h às 18h. Os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (98401-9465) e no site ale.rr.leg/procon.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Eduardo Andrade/ Marley Lima/ Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas