Pular para o conteúdo

‘AMIGO DA POLÍCIA MILITAR’
Deputado estadual e servidores do Poder Legislativo são agraciados com honraria

O deputado Rarison Barbosa (PMB) e cinco servidores da Assembleia Legislativa (ALE-RR) foram condecorados com o título honorífico “Amigo da Polícia Militar” na noite desta sexta-feira (6), no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), da Universidade Federal (UFRR), durante uma solenidade promovida pela PM de Roraima (PMRR).

O comandante-geral da Polícia Militar, Francisco Xavier, disse que as condecorações e títulos são uma forma de reconhecimento público às pessoas que contribuíram com a corporação, independentemente da época.

“Anualmente, a PM entrega diversas comendas, quando são agraciados tanto policiais militares, que tiveram participação em ocorrência com destaque, bem como pessoas, autoridades civis e militares que contribuíram para o serviço da Polícia Militar. É uma forma do comando da corporação, com o governo do Estado, retribuir toda a ajuda que a sociedade presta para que a PM faça seu trabalho de forma excepcional”, explicou o comandante.

 

A superintendente de Comunicação da ALE-RR, Sonia Lucia Nunes, uma das agraciadas, dividiu a honraria com todos os colaboradores do setor.

 

“Fico muito feliz de ter sido indicada para receber a Medalha da Polícia Militar, uma instituição respeitada no nosso Estado. No cargo em que estou, temos feito muitas parcerias com a corporação, principalmente nos eventos da banda da PM. Dedico isso a toda a minha equipe da Comunicação, porque são eles os responsáveis por esse trabalho, não só do Legislativo, mas ações comunitárias que envolvem a nossa briosa PM”, afirmou.

 

 

 

 

 

 

O deputado Rarison Barbosa destacou o trabalho da instituição. “A Polícia Militar está de parabéns por reconhecer os policiais militares pelos bons serviços prestados à sociedade. Estou muito feliz por ter sido lembrado pelo nosso comandante, coronel Francisco, e recebido a Medalha Amigo da Polícia Militar”, disse.

 

 

 

O governador Antonio Denarium (PP) destacou a entrega da honraria como um acontecimento único para os contemplados. “É um momento importante porque a Polícia Militar e o governo do Estado reconhecem o trabalho de pessoas físicas, jurídicas e de policiais militares que prestaram relevantes serviços à comunidade, uma parceria que valoriza todos os apoiadores da nossa segurança pública, direta ou indiretamente”, salientou.

 

 

O procurador-geral da ALE-RR, Paulo Hollanda, que já fez parte da corporação, fala da alegria do reconhecimento. “Uma grande honra. Orgulho-me de um dia ter pertencido a essa instituição e hoje ser Amigo da Polícia Militar, reconhecido não só pelo comandante-geral, mas por boa parte da tropa dos amigos que lá deixei”.

 

 

 

O superintendente-geral da Assembleia Legislativa, Orlando Vagno, também compartilha do mesmo sentimento. “Tem um valor bem expressivo para mim porque sou oriundo da Polícia Militar, e logo em seguida fui para o Corpo de Bombeiros Militar. Ser amigo da Polícia Militar é uma extensão do Corpo de Bombeiros, por isso é com muita satisfação que recebo essa medalha”.

 

 

O procurador-geral adjunto da ALE-RR, Sergio Mateus, veio do Paraná e está em Roraima há 18 anos. A honraria o deixa com a sensação de dever cumprido com a Polícia Militar.

 

“Escolhi Roraima para viver e já tive a honra de ter o título Cidadão Boa-Vistense. Hoje, receber esse de Amigo da Polícia Militar é motivo de muito orgulho porque sabemos do importante trabalho desempenhado pela instituição na segurança do cidadão roraimense, e poder ser homenageado por contribuir com esse brilhante trabalho, é uma honra e alegria muito grande”, avaliou.

 

 

Há anos o fotógrafo Márcio Magalhães busca o melhor ângulo para deixar na história o trabalho da corporação, registrando os melhores momentos, do praça ao coronel. O reconhecimento deste olhar fotográfico veio com a honraria. “Sinto-me muito feliz em ser agraciado com essa medalha, é uma honra muito grande. Há anos fotografo os eventos da PM e hoje o comandante lembrou de mim”.

 

 

O policial militar Reginaldo Barbosa Ramos, primeiro-sargento, que completa neste sábado 21 anos na corporação, foi homenageado com a Medalha Mérito Comunitário. Ele ressaltou que a medalha é um incentivo na vida do policial.

 

“Quando a gente entra na PM, é com o intuito de querer servir, proteger, ajudar e fazer mudança na vida das pessoas. Graças a Deus, estamos recebendo esse reconhecimento por poder mudar a vida de algumas pessoas. Isso é de fundamental importância porque dá uma energia, principalmente para nós que somos antigões, um algo a mais para que tanto os nossos pares quanto a sociedade de um modo geral tenham a gente como referência.”

 

 

 

 

 

 

Foram agraciadas 275 pessoas, entre civis e militares, com as medalhas da Polícia Militar, do Forte São Joaquim e Amigo da Polícia. Vinte e uma pessoas receberam a Medalha de Mérito Operacional; 20, a Medalha de Mérito Dedicação Policial 20 anos; 5, a Medalha Mérito Comunitário; 17, a Medalha Mérito Intelectual; 97 pessoas foram agraciadas com o Título Honorífico Amigo da PM e 115 com a Medalha Forte São Joaquim, sendo 91 militares e 24 entre civis e instituições.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entenda o que cada medalha representa

 

Medalha Mérito Operacional Cruzeiro do Sul

 

É destinada ao policial militar da ativa que, de maneira isolada ou coletiva, tenha se destacado em ação ou operação policial por ato de coragem, abnegação ou risco pessoal, alcançando rendimento que tenha elevado o conceito e a qualidade do serviço operacional da corporação na sociedade.

Medalha Mérito Dedicação Policial 20 Anos

Será entregue ao policial por haver completado o segundo decênio e como prova do reconhecimento aos bons serviços policiais militares prestados em duas décadas.

Medalha Mérito Comunitário

 

É entregue a personalidades civis e militares que, por atuação excepcional, tenham se destacado em ações comunitárias apoiando e valorizando as atividades da Polícia Militar.

 Medalha Mérito Intelectual

A Medalha Mérito Intelectual Barão do Rio Branco é conferida ao policial militar que se destacar ou tenha se destacado em qualquer tempo nos cursos profissionais da PM de Roraima ou de outras corporações policiais militares, militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, classificando‑se em primeiro lugar entre todos os participantes.

Medalha Mérito Forte São Joaquim

É concedida, anualmente, a militares, personalidades civis e instituições que tenham prestado relevantes serviços à corporação.

Título Honorífico Amigo da Polícia Militar do Estado de Roraima

Distingue tanto militares, policiais militares de outras unidades da Federação, personalidades civis e instituições, nacionais e estrangeiras, por serviços prestados para o engrandecimento ético, cultural e material da Polícia Militar de Roraima, em qualquer tempo.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Jader Souza/ Marley Lima

Supcom ALE/RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas