EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Escola do Legislativo oferece capacitações gratuitas para área da saúde

Estão abertas as inscrições para 27 capacitações gratuitas na modalidade de educação a distância (EaD) da Escola do Legislativo (Escolegis). Na área da saúde, os interessados podem optar pelos cursos “Cuidados com a Saúde do Idoso”, “Atendente de Farmácia” e “Noções de Primeiros Socorros”.

O período de matrícula segue até 31 de janeiro no site da instituição (https://www.escolegisrr.com.br/) e o início das aulas está marcado para 1º de fevereiro.

Preservação da vida

Com carga horária de 40 horas, o curso Noções de Primeiros Socorros, segundo o professor da capacitação, Raimundo Soter. prepara o aluno para a prestação de cuidados imediatos à pessoa acidentada até a chegada de ajuda profissional.

“O curso de primeiros socorros é para quando no dia a dia acontecer qualquer intercorrência, sinistro, você possa acalmar a pessoa e executar algo que impeça o agravamento. Por exemplo, a pessoa está na cozinha e faz um corte mais profundo com uma faca. Tendo noções de primeiros socorros, ela vai conseguir conter a hemorragia até a chegada do socorro”, destacou.

A falta de conhecimento básico sobre a preservação da vida e a integridade do socorrido confunde e prejudica o auxílio imediato.  “Uma das coisas que mais deixam as pessoas nervosas é ver alguém desmaiar. Muitos acham que quando uma pessoa desmaia, ela morreu, mas nos primeiros socorros você aprenda a diferença entre o que é uma morte súbita e um desmaio. Se deve tocar a vítima com certo vigor e nesse momento observar a temperatura da pele. Além disso, o corpo desmaiado vai estar quente, quem morreu vai estar frio”, acrescentou o professor.

Com 14 anos no Corpo de Bombeiros Militar, sendo 10 deles na linha de frente de resgate (equipe pré-hospitalar), o segundo-tenente Igor Tavares avalia que as noções de primeiros socorros devem ser aprendidas por todos, pois pode ser a diferença entre a vida e a morte.

“Às vezes, temos um paciente de ocorrência simples que se torna grave pela falta de atendimento imediato. A Lei Lucas foi criada por causa de uma criança que no passeio da escola, durante o lanche, se engasgou com uma salsicha e ninguém sabia o que fazer, ou seja, uma manobra simples de desobstrução das vias aéreas. Até a ambulância chegar, a criança teve duas paradas cardíacas. Ela foi internada e faleceu. Precisamos que essas instruções sejam repassadas ao pai, a mãe, ao filho de forma que absurdos não se repitam”, ponderou.

Para quem ficou interessado em saber um pouco mais sobre prevenção de acidentes e aplicação de técnicas e procedimento, Soter adianta como serão as aulas. “Com as aulas dinâmicas, nós vamos ver como manter o controle emocional diante do acidente e como agir. É comum acharem que para pôr em prática os primeiros socorros a pessoa precisa ter uma ferramenta, mas basta ter o conhecimento”, concluiu.

Veja a grade de cursos ofertados pela Escolegis:

Com carga horária de 12 a 40 horas, a grade contempla áreas relacionadas à saúde, administração, educação e comunicação.

CURSO CARGA HORÁRIA PERÍODO
 Atendente de Farmácia 1º/2 a 3/3 40h