Pular para o conteúdo

NOVA PARCERIA
Procuradoria Especial da Mulher propõe criação de núcleo da DPE para apoio às vítimas de violência doméstica

Nesta terça-feira (14), a procuradora especial da Mulher, deputada Joilma Teodora (Podemos), se reuniu com o defensor público-geral, Oleno Matos, para firmar nova parceria entre os dois órgãos.

 

A visita faz parte de uma série de reuniões que a nova gestão da Procuradoria Especial da Mulher, órgão ligado à Superintendência de Programas Especiais da Casa Legislativa, realiza esta semana com as instituições que compõem a rede de apoio às vítimas de violência em Roraima para buscar outras soluções e minimizar transtornos sofridos por elas, por meio de acordo mútuo.

 

Segundo a diretora da Procuradoria da Mulher, Glauci Gembro, no encontro desta terça-feira foi proposta a criação de um núcleo da Defensoria Pública do Estado (DPE-RR), que deverá funcionar na Superintendência de Programas Especiais, para que a resolução de conflitos seja feita em um único local.

 

“A nossa intenção é que as demandas sejam resolvidas ali mesmo. A mulher vítima de violência vai até a procuradoria, conversa com nossa equipe multidisciplinar e não vai precisar sair depois e se vitimizar novamente procurando a DPE”, salientou.

 

 

 

 

Para a deputada Joilma, cada vez que uma vítima precisa repetir seu relato depois que formaliza uma denúncia, ela é agredida de novo.

 

“A partir do momento em que ela sai da procuradoria para buscar a DPE e conta tudo outra vez, acredito que isso é mais um tipo de agressão. Então, queremos facilitar e fazer as coisas acontecerem da melhor forma, para que elas se sintam melhor, mais protegidas e acolhidas, além de mostrar para a população que a gente tem esse serviço e que essas vítimas se pronunciem”, frisou Teodora.

 

 

 

O defensor-geral informou que a proposição foi bem-recebida pela instituição e espera que outras áreas também possam ter esse tipo de apoio.

 

“É importante avivar essa parceria. A ideia de trabalharmos conjuntamente no novo núcleo é recebida com bastante satisfação por parte da DPE, e nos colocamos à disposição para que esse núcleo possa, efetivamente, funcionar o mais breve possível. Que essa parceria possa se estender para demais atuações. A gente também tem projetos voltados para mulheres, homens e crianças e, em todos esses casos, queremos fazer um único link para que aumente o número de pessoas atendidas nessas situações”, estimou Matos.

 

 

Na quinta-feira (16), às 10h, a procuradoria fará uma visita ao Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), onde será recebida pelo presidente, desembargador Jésus Nascimento. Na sexta-feira (17), às 10h, a reunião ocorre na Casa da Mulher Brasileira, com a coordenadora Graça Policarpo e participação da titular da Setrabes (Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social), Tânia Soares.

 

O Chame

 

A Assembleia Legislativa atua para reduzir os índices de violência contra a mulher por meio do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame). O programa atende, acolhe e orienta mulheres que sofrem diversos tipos de violência, por meio de uma equipe multidisciplinar que conta com psicóloga, advogada e assistente social.

 

O Chame funciona no prédio da Procuradoria Especial da Mulher, na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida. Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e por meio do ZapChame no número (95) 98402-0502. O aplicativo funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados.

 

 

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas