Pular para o conteúdo

EXPECTATIVA
Parlamentares recebem demandas de concurseiros da área da segurança pública

Aprovados no Curso de Formação da 2ª Turma da Polícia Penal e os candidatos do concurso da Polícia Militar (Edital nº 001/2018) lotaram a galeria do Plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), na manhã desta quinta-feira (2), para reivindicarem a chance de ingresso nas respectivas carreiras públicas.

 

As categorias foram recebidas por uma comitiva parlamentar, que se comprometeu a dialogar com os pares e o Executivo, a fim de fortalecer o efetivo da segurança pública do Estado.

 

“Recebemos o pessoal da 2ª Turma da Polícia Penal, que aguarda ansioso pela nomeação e posse. Também temos os candidatos da Polícia Militar que pedem a alteração do item 2.5, que anseiam pela prorrogação para que eles possam ser incluídos numa possível mudança do edital. Nós, deputados, estamos trabalhando por esses profissionais, pois quem ganha com isso é a sociedade roraimense”, afirmou o deputado Rarison Barbosa (PMB).

 

 

Barbosa, que já foi presidente do Sindicato dos Policiais Penais e conhece de perto o trabalho e as necessidades do sistema prisional, encaminhou para o Executivo a Indicação 22/2023 solicitando alteração da Lei Complementar nº 256/2017 para aumentar o número de vagas de policiais penais do Estado de 800 para 1.200.

 

A medida beneficiaria diretamente os 222 remanescentes do 2º Curso de Formação da Polícia Penal. Júlio Pessoa, representante do grupo, conta a trajetória desde a prova até a expectativa pela nomeação e posse, a partir das tratativas entre o Parlamento e o Executivo.

 

“A nossa luta começou no final de 2020, quando prestamos o concurso. Em 2021, tivemos a nomeação da primeira turma. Naquele mesmo ano, fomos reconhecidos como cadastro de reserva e conseguimos o orçamento para o curso de formação. Em 2022, a ampliação de 100 cargos, dos quais 97 foram preenchidos, restando 222 para serem empossados. Então, é isso que estamos buscando aqui, que os deputados conversem com o governador, pois já somos policiais. Só faltam a nomeação e a posse”, explicou Pessoa.

 

 

Já os candidatos do certame da Polícia Militar lutam pela retificação do item 2.5, que prevê que o classificado na 1ª Etapa, prova objetiva, que se classifique a partir da posição imediatamente subsequente do número quadro de vagas da respectiva região (item 2.4 – classificados na objetiva serão convocados para a etapa seguinte, três vezes o número de vagas ofertadas, por região), não terá direito à classificação na prova e será eliminado do concurso.

 

Juliano Lopes, representante do “Movimento 2.5”, espera que o Parlamento ajude na alteração e contribua para o aumento do efetivo. “Nossa causa é justa e estamos aqui há quatro anos lutando por isso. Nós conversamos com alguns parlamentares e eles estão na luta para que a gente possa ter uma resposta o mais rápido possível, para que essa situação se resolva. Até porque segurança pública é algo importante para todo mundo”, concluiu.

 

 

Além de Rarison Barbosa, participaram da conversação com as categorias, os deputados Marcinho Belota (PRTB), Renato Silva e Dr. Claudio Cirurgião.

 

 

 

 

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Eduardo Andrade/ Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas