ASSUNTOS INTERESTADUAIS
Deputado Gabriel Picanço pede apoio de parlamentares para levar demandas a ministério

Durante discurso na tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima, o deputado Gabriel Picanço (Republicanos) pediu apoio das bancadas federal e estadual para fomentar uma audiência com o Ministério dos Transportes para tratar de pautas pertinentes às condições de trafegabilidade das rodovias 174 e 319.

“Convocamos todos os deputados federais e senadores de Roraima, Amazonas e de Rondônia porque temos dois assuntos de suma importância, a 319, que liga o Amazonas a Rondônia, assim como a 174, que é a nossa única estrada de acesso que leva as nossas riquezas e trata as nossas necessidades”, disse Picanço ao acrescentar que a atual condição das duas estradas é alvo de constantes reclamações de empresários, transportadores e caminhoneiros.

“Enquanto não tivermos a audiência, queremos que os colegas participem para pedir para que a gente consiga”, complementou Gabriel Picanço.

No último dia 16, o parlamentar foi empossado na Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos) como tesoureiro da instituição que abrange os 26 estados e o Distrito Federal, com 1.059 filiados. O cargo faz parte da diretoria executiva.

Picanço apresentou, no discurso, a participação de outros parlamentares em comissões permanentes da Unale, como ele próprio para a Comissão de Infraestrutura, Minas e Energia; o deputado Lucas Souza (Pros), como vice-presidente de Assuntos Políticos da Comissão de Juventude, Esporte e Lazer; deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União), secretário da Comissão de Saúde da Unale, e deputado Idázio da Perfil (MDB), vice-presidente de Assuntos Sociais da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia.

Ainda na lista estão os deputados Marcinho Belota (PRTB) como vice-presidente de Assuntos Políticos da Comissão de Apoio à Fauna; Marcelo Cabral (Cidadania), vice-presidente de Assuntos Legislativos da Comissão de Agricultura; Catarina Guerra (União), vice-presidente de Assuntos Políticos na Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas e membro da Frente Parlamentar Interestadual dos Direitos da Pessoa com Epilepsia.

“Isso vem trazer para nós um legado muito grande de reconhecimento”, ressaltou o parlamentar. Além disso, Gabriel Picanço pediu apoio dos colegas filiados à Unale para que votem no presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), que concorrerá à titularidade do Colegiado de Presidentes da entidade.

Agradecimento

O parlamentar aproveitou para anunciar que o vereador Gabriel Mota (Republicanos) renunciará ao cargo para assumir a vaga de deputado federal na quarta-feira (8) diante da vacância deixada por Jhonatan de Jesus, que tomará posse como ministro do TCU (Tribunal de Contas da União). “Momento muito feliz para nossa família e também para Roraima, Gabriel Mota, ou o Gabrielzinho, vai tomar posse amanhã às 14h, no Congresso Nacional”.

A notícia motivou os deputados Jorge Everton (União) e Marcos Jorge (Republicanos) a manifestarem apoio à nova fase de Mota no Congresso Nacional. “Fará um grande mandato como deputado federal. Quero aproveitar para buscar as demandas do Estado”, disse Everton.

“Tenho certeza de que fará um excelente trabalho e o Republicanos estará à disposição para ajudá-lo no mandato pelos próximos anos”, concluiu Marcos Jorge.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Eduardo Andrade/ Marley Lima