Pular para o conteúdo

OUVIDORES MIRINS
Órgão de escuta do Legislativo recebe alunos de projeto que visa melhoria escolar

Alunos de 12 a 14 anos, da Escola Estadual Euclides da Cunha, que fazem parte do projeto ‘Ouvidores Escolares Mirins GEC’, conheceram as instalações da Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) nesta segunda-feira (13). A visita faz parte de uma série de atividades em alusão à Semana Nacional do Ouvidor, que tem seu dia comemorado na quinta-feira (16).

Os estudantes foram recebidos pela equipe do órgão, que fez uma apresentação sobre as atribuições das ouvidorias. Para o ouvidor-geral do Parlamento, deputado Isamar Júnior (PSC), receber os estudantes e repassar para eles um pouco da atuação do órgão, foi motivo de alegria.

“Eles já são ouvidores em sua escola, já recebem demandas e elogios. Estivemos aqui, hoje, para darmos mais orientações, e tenho certeza de que eles saíram municiados e cheios de informações para seguir com o projeto”, destacou.

 

 

 

 

Criado em fevereiro deste ano, o projeto escolar, que visa melhorias no ambiente de ensino, surgiu a partir de demandas percebidas pelos próprios alunos. Os ouvidores mirins têm a missão de escutar as sugestões e reclamações e repassá-las à direção que avaliará cada caso, conforme explicou a gestora da Escola, Flávia Coelho.

“Este ano nossa escola está voltada para a escuta ativa, onde o aluno é protagonista e vamos dar esse espaço para eles. Depois que as demandas são recebidas, eles nos informam e nós passamos para a coordenação ou orientação, e avaliamos o que pode ser implementado. Então, devolvemos o feedback aos ouvidores, que fazem o mesmo com os alunos”, explicou.

A ouvidora mirim Jamile Sobral, de 14 anos, contou que as primeiras sugestões foram registradas. A principal, é a implementação de ventiladores na quadra da Escola. Ela conta que a intenção é que todos os alunos tenham conhecimento do projeto.

“Já nos apresentamos na frente de todos, antes de iniciar as aulas, recebemos certificados, e passamos de sala em sala para alunos que faltaram às aulas. Também publicamos nos grupos da escola por meio das redes sociais. A gente tem uma sala temporária, mas, vamos conseguir uma [sala] fixa para atender melhor”, ressaltou.

Os atendimentos ocorrem uma vez por semana no GEC. Ao total, quatro ouvidores compõem o grupo. O critério de escolha foi feito depois de analisados os perfis e habilidades de cada um. A aluna Laura Miranda, de 12 anos, disse que a vontade de ser uma ‘ouvidora’ surgiu depois de ter sido líder de classe, além de ter boa relação com seus colegas ouvidores e de turma.

“Quando fui líder, passei muitas coisas aos professores e, por isso, senti vontade de ajudar a escola a virar um ambiente melhor para os alunos. Entre nós quatro e demais colegas, tenho uma relação muito boa, não sou de ficar procurando intriga, assim como com a gestão também”, ressaltou.

 

Semana Nacional do Ouvidor em Roraima

A programação da Ouvidoria-Geral da ALE-RR ocorre ao longo da semana, em parceria com a Ouvidoria-Geral do Estado, e terá blitz, palestras em escolas, panfletagem e o VII Encontro dos Ouvidores de Roraima, que encerra as ações. O evento será na sexta-feira (17), às 14h, no Plenário Valério Caldas Magalhães, com a presença do ouvidor-geral do Ministério das Comunicações.

A população pode procurar a sede da Ouvidoria-Geral do Poder Legislativo, na avenida Santos Dumont, 1470, Aparecida, das 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira. Em Rorainópolis, o núcleo funciona na BR-174, próximo à rodoviária, das 8h às 18h. Os interessados também podem buscar atendimento pelo número (95) 98402-2474, no e-mail ouvidoria@al.rr.leg.br ou no site al.rr.leg.br/sistema-ouvidoria-geral/.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Jader Souza

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas