Pular para o conteúdo

AGREGANDO CONHECIMENTO
Oficinas de personal organizer e artesanato oferecidas pela Escolegis estimulam alunas a se reinventar

Acumular experiências que podem contribuir para se reinventar ou melhorar o percurso da vida pessoal ou profissional faz parte do cotidiano das pessoas. As oficinas de Artesanato e Personal Organizer, que encerraram na quinta-feira (16) na Escolegis, atingiram esse propósito junto às alunas.

Milena Makuxi, 22 anos, acadêmica de relações internacionais, já é artesã. Ela e a mãe empreendem com uma loja de artesanato virtual. Ambas aproveitaram a oportunidade e se inscreveram na oficina de Artesanato. Ela relatou que o resultado foi satisfatório porque agregou conhecimento ao ser apresentada a técnicas que até então, ainda não tinha acesso.

“Fiquei sabendo do curso pela internet e então convidei minha mãe porque já temos a loja de artesanato indígena virtual e trabalhamos com grafismo, trabalho autoral, e miçangas. Todas as técnicas que aprendi na oficina são novas, que ainda não tinha visto, porque meu trabalho é voltado para miçangas. Mas essas técnicas me auxiliaram muito a perceber as novas formas de artesanato de arte que posso produzir, como técnicas de pintura, de passar o pincel e diferentes instrumentos que posso utilizar”, afirmou.

A artesã disse que vai aprimorar a técnica e aplicar aos demais dons artísticos que possui. “Não só para minha loja virtual, mas em todas as áreas do segmento cultural em que atuo. Transitar por esse meio cultural é excelente com esses novos conhecimentos que a gente consegue aprender a cada dia”, destacou.

A pedagoga Sonismeiry Dantas estava feliz com os novos conhecimentos adquiridos.

“Foi um curso muito maravilhoso, gostei muito. Estava em casa sem fazer nada, procurando o que fazer, e olhando na internet vi esse curso da Escolegis, então resolvi embarcar nesse novo conhecimento. Gosto muito de artesanato, faço só para mim, nos jarros das minhas plantas, coisas de casa. Eu falei, vou lá me aperfeiçoar, e realmente foi o que aconteceu, novas técnicas, coisas simples que eu nem imaginava que poderia fazer melhor, aqui eu aprendi. Gostei muito do curso. Nota dez”, afirmou.

 

A professora de artesanato Neila Carvalho, que começou aos 7 anos de idade a dar as primeiras pinceladas, disse que sempre é prazeroso compartilhar conhecimento.“Fico alegre em contribuir com o que sei. Trouxe para essas alunas propostas de algumas técnicas de pintura como galvanizada, enferrujamento, pátina provençal, colagem em decoupage e pintura orgânica, que é uma tendência”, contou.

 

A professora disse que todas as técnicas ensinadas podem se tornar uma nova fonte de renda para essas alunas.“Elas podem utilizar em casa e fazer projetos que possam valorizar a arte delas, e assim contribuir para fonte de renda. O artesanato não é para quem não tem nada para fazer, pelo contrário, é uma profissão e gera uma renda que vai contribuir muito com a família”, ressaltou.

 

Personal Organizer

 As alunas do curso Personal Organizer ou em bom português, organizador pessoal, também encerraram as atividades com a certeza de que novos conhecimentos serão usados para o resto da vida. A doméstica Josilene Costa Gomes não perdeu tempo e tudo que aprendeu na primeira aula, colocou em prática no dia seguinte.

“Hoje mesmo fiz o teste e consegui ver a diferença, de como é bom ser organizada. Percebi que organizar requer um pouco de tempo, mas a organização vai me ajudar para quando eu precisar buscar algo, que ficará mais fácil de encontrar”, disse, orgulhosa ao mostrar as fotos do antes e depois da organização.

 

A patroa de Josilene ainda não viu as mudanças, mas a expectativa dela é de que aprecie e reconheça a organização da casa. Uma coisa que a deixou surpresa foi que a nova forma de organizar os armários e gavetas contribui para a economia do espaço. Das três gavetas ocupadas anteriormente com panos de prato, uma ficou vazia.

 

A resposta imediata da aluna deixou a professora Neiliane Carvalho de Oliveira muito satisfeita.“Elas tiveram uma boa noção de organização e para minha felicidade fui recepcionada por uma das alunas que já me mostrou que aplicou parte das técnicas que aprendeu ontem, levando para rotina dela de trabalho o que aprendeu”, disse feliz.

 

A organização dos ambientes não deixa tudo mais bonito, mas otimiza tempo e permite uma rotina mais tranquila. “A organização agrega sentimentos e economia, porque um objeto que você deixa de qualquer jeito e em qualquer lugar, acaba voltando a fazer. Quando as coisas têm os seus lugares, você não vai perder o seu tempo, ou seja, ganha tempo para toda uma tarefa de um dia corrido de trabalho”, ressaltou a professora.

A confeiteira Viviane Bandeira sabe que organização traz paz para o ambiente, então para manter uma rotina mais sossegada resolveu investir no curso, e em dois conseguiu captar muitos aprendizados.

“Nosso lar precisa do nosso carinho, e quando temos a oportunidade de aprender mais, a gente se reinventa. Deixar o lar organizado traz um sossego, porque sabemos que quando precisarmos de algum objeto, vamos logo encontrar. No primeiro dia a gente aprendeu a dobrar até pano de prato, toalhas, foi muito importante esse aprendizado”, contou.

 

Próximos cursos

Os novos cursos iniciam na próxima segunda-feira (20) e seguem até o 24 de março, e serão voltados para conteúdo em redes sociais, autoconhecimento, finanças e eventos. As turmas serão nos turnos vespertino e noturno nas unidades do Santa Luzia, na Avenida Sólon Rodrigues Pessoa, nº 1313, e Liberdade, na Avenida Venezuela, nº 1645. Confira abaixo os cursos e respectivos horários.

Unidade Liberdade

Inteligência Emocional – 14h às 18h – 20 a 24/03 (100 vagas)

Edição de Fotos para Redes Sociais – 14h às 18h – 20 a 24/03 (100 vagas)

Noções Básicas de Controle Financeiro – 18h às 22h – 20 a 24/03 (50 vagas)

Unidade Santa Luzia

Arte com Balões – 14h às 18h – 20 a 24/03 (100 vagas)

Noções Básicas de Controle Financeiro – 18h às 22h – 20 a 24/03 (100 vagas)

Inteligência Emocional – 18h às 22h – 20 a 24/03 (100 vagas)

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas