TECNOLOGIA E TRANSPARÊNCIA
ALE-RR amplia e moderniza complexo de comunicação com novos estúdios da Rádio Assembleia

Mais espaçoso, tecnológico e com design inovador. Essas são apenas algumas das características dos novos estúdios da Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (SupCom ALE-RR). A moderna estrutura será inaugurada nesta terça-feira (21), às 09h, e vai proporcionar não apenas a ampliação das atividades da Rádio Assembleia (FM 98.3), mas também a produção de conteúdo direcionados a diversas plataformas comunicacionais.

Com mobiliários, equipamentos e softwares adquiridos, o novo complexo de comunicação da ALE-RR será integrado à internet, com capacidade de entrevistar até oito convidados ao mesmo tempo. As câmeras robóticas com rotação de 360º foram posicionadas em um ambiente com design moderno e com avançada estrutura de isolamento acústico, tudo com o intuito de aperfeiçoar o trabalho da Rádio Assembleia, bem como possibilitar a criação de podcasts e programas especiais para plataformas digitais.

Desde que assumiu a presidência da Casa Legislativa, o deputado Soldado Sampaio (Republicanos) investe nos canais de comunicação para dar mais transparência aos atos do Legislativo e aproximar os cidadãos do Parlamento. Com a nova estrutura, a população terá conteúdo com mais qualidade e em diversos veículos de comunicação.

“Nosso objetivo é tornar a Assembleia Legislativa mais acessível à população, por isso, a Mesa Diretora tem investido em ferramentas de comunicação para tornar as ações mais transparentes e democráticas. As novas instalações possibilitam que o cidadão tenha acesso a uma programação mais inclusiva e que fique por dentro de tudo que ocorre no Legislativo, além de conteúdo de utilidade pública, ações sociais e temas relevantes do cotidiano”, afirmou.

A superintendente de Comunicação, Sônia Lúcia Nunes, destacou que todos os dias os canais de comunicação da Casa divulgam ações relacionadas ao Legislativo com repercussão em vários veículos de imprensa por meio de matérias jornalísticas.

Com a modernização do complexo de comunicação institucional que engloba a TV e Rádio Assembleia, a prestação de contas para a população referente ao trabalho desenvolvido pelos parlamentares será intensificada.

“A Comunicação da Casa mantém diálogo direto com a população por meio de uma equipe qualificada. E essa ampliação das instalações vai expandir a programação da emissora com muita informação e serviços aos ouvintes. Em breve, teremos outra frequência da Rádio Assembleia em parceria com a Câmara dos Deputados, garantindo ainda mais a democratização da informação”, declarou Nunes.

A diretora de Rádio e TV da ALE-RR, Camila Dall’Agnol, ressaltou que “os novos estúdios são um dos mais modernos da Região Norte”. Segundo ela, a estrutura vai possibilitar levar informação do Parlamento para mais mídias digitais.

“Vamos ter condições de trabalhar com serviços digitais, a exemplo do Spotify, bem como desenvolver podcasts e programas especiais para serem postados em outras plataformas, além da frequência do rádio. Então, vamos fazer um trabalho com muito mais qualidade do que já estávamos fazendo e com mais conforto aos servidores e convidados”, pontuou a diretora.

Além da modernização dos estúdios, o coordenador da Rádio Assembleia, Josué Ferreira, relatou que a reconfiguração dos espaços possibilitou uma maior integração entre as equipes da Superintendência de Comunicação da ALE-RR.

“Essa nova estrutura traz um maior dinamismo para a produção dos programas, pois a gente consegue interligar as redações do impresso/web e da TV Assembleia para produzir um material de qualidade aos nossos ouvintes, telespectadores e leitores”, frisou Ferreira.

Com o aumento do complexo comunicacional, a próxima ação da Casa Legislativa é a realização de parcerias com escolas, associações, comunidades e universidades para utilizar o novo espaço como laboratório de comunicação. Além disso, programas temáticos aliados às comissões permanentes do Parlamento devem ser produzidos para informar as atividades parlamentares em linguagem mais acessível.

Estúdios Márcia Seixas e Nei Costa

Os inovadores espaços de comunicação da ALE-RR receberam o nome de dois importantes jornalistas que atuaram em Roraima. Os estúdios Márcia Melo Seixas e Enirley da Costa Pereira “Nei Costa” prestam homenagem a dois profissionais que trabalharam na Casa Legislativa.

A jornalista e radialista Márcia Melo Seixas sempre teve sua atuação marcada pela ética no exercício do jornalismo, valorizando a informação de qualidade e o respeito ao cidadão. A profissional foi servidora no cargo efetivo de jornalista da Assembleia Legislativa de Roraima, onde exerceu funções em setores como a Comunicação, Escolegis, Serviço Social e Cerimonial. Seixas morreu em 22 de maio de 2020, aos 58 anos, após complicações causadas por um câncer.

Nei Costa possuía uma vasta carreira no jornalismo que inclui atividades como a de professor do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Roraima (UFRR), assessor de comunicação na ALE-RR, editor-chefe de periódicos como o antigo jornal Roraima Hoje, o jornal Roraima em Tempo e o portal de opinião Decanus.com.br.

O jornalista deixou um legado de ética e respeito à profissão e, por onde passou, é sempre lembrado pela sua atuação profissional. Costa faleceu em 30 de outubro de 2020, aos 57 anos, na cidade de São Paulo.

Programação da Rádio Assembleia

Em parceria realizada com a Rádio Senado, a Rádio Assembleia FM 98.3 possui quatro horas de programação em todos os dias da semana. Veja abaixo a grade completa do veículo radiofônico legislativo.

Segunda a sexta-feira

08h às 09h – “A música que a Gente Gosta”

09h às 11h30 – “Assembleia de Ponta a Ponta”

11h30 às 12h – “Diário do Parlamento”