Na sessão desta terça-feira (21), os parlamentares aprovaram um requerimento do presidente da Assembleia Legislativa (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), para a realização de uma audiência pública no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, em 18 de abril, a partir das 9h, a fim de discutir a relação diplomática entre o Brasil e a Venezuela.
Com o tema “Fronteira Brasil x Venezuela: relação comercial, turismo e repatriação de migrantes venezuelanos”, a proposta é reunir autoridades, parlamentares das bancadas federal e estadual e representantes do governo venezuelano para discutir as mudanças e a continuidade da imigração.
“É um tema atual e é necessário que esta Casa faça uma discussão aprofundada sobre a importância de buscarmos este novo momento com essa volta da relação diplomática entre o Brasil e a Venezuela”, defendeu Sampaio. Ele citou que dados apontam para o retorno gradativo da normalidade no país vizinho, contudo, a entrada de imigrantes continua crescente, principalmente pela cidade brasileira de Pacaraima, fronteira do Brasil.
Soldado Sampaio destacou os esforços que os Poderes Executivos de Roraima têm feito para atender à crescente demanda nos serviços públicos, principalmente na saúde, educação e segurança. “A União pouco fez, apenas a Operação Acolhida, e não deu nenhum suporte político e financeiro para Roraima. Não aguentamos mais pagar esta conta”, disse. O encontro servirá para discutir outros temas além da imigração, como aprofundar a relação comercial e o turismo entre os dois países.
Homenagem
Outro requerimento aprovado, apresentado pelo deputado Lucas Souza (Pros), designa 28 de março para realização de sessão solene em homenagem aos 26 anos da Ordem DeMolay em Roraima.
Texto: Yasmin Guedes
Foto: Eduardo Andrade/ Nonato Sousa/ Marley Lima
SupCom ALERR