EDUCAÇÃO E AUTISMO
Centro de Acolhimento ao Autista promove oficinas e palestras a profissionais da educação municipal de Iracema

O Centro de Acolhimento ao Autista (TEAMARR), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), e a Secretaria Municipal de Educação de Iracema promovem nesta terça (28) e quarta-feira (29) o “I Encontro sobre Autismo: conectando conhecimento e informação para promover mais inclusão”.

As palestras e oficinas são voltadas aos profissionais da rede municipal de ensino. O intuito é explicar um pouco mais sobre a condição do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e como lidar na sala de aula no dia a dia. Nesta terça-feira, participaram cerca de 150 pessoas.

Para a presidente do Teamarr, deputada Angela Águida Portella (PP), o evento propicia troca de experiências.

“É um encontro para trazer informação, mas também levarmos muito da experiência dos profissionais do município, para que juntos possamos conversar, debater, buscar alternativas, para que nossa sociedade esteja em condições de dar um atendimento acolhedor e com muita compreensão para os autistas”, ressaltou.

O Dia do Autismo é comemorado em 2 de abril. O coordenador do Teamarr, Ednaldo Coelho, lembra que a data deve ser aproveitada para serem realizados trabalhos de divulgação sobre o autismo.

“Tentamos levar o conhecimento para moradores longínquos, como é o caso dos que vivem em Iracema. A gente vem até o município, fala sobre o autismo, traz algumas oficinas que podem ajudar e fazer toda a diferença daqueles profissionais que atuam com crianças e jovens na sala de aula, principalmente”, explicou Coelho.

Maicon Machado, educador físico do Teamarr, ministrou a oficina “Estimulando o desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos”. Ele apresentou alguns objetos e brinquedos que podem ser feitos pelos próprios pais e que ajudam no estímulo da criança diagnosticada com TEA nessa primeira fase da vida.

“Essa questão da estimulação não se dá somente na terapia, mas pode ser em casa também e faz com que a criança desenvolva várias habilidades de que ela necessita, como a coordenação motora, lateralidade, equilíbrio, noção espacial e temporal. Enfim, faz com que a criança consiga ter a neuroplasticidade e aprender melhor tudo o que é proposto para ela na escola ou em casa”, detalhou.

Antônio Castro de Souza é professor de educação física na região de Campos Novos, em Iracema, e possui na turma alguns alunos com autismo. Para ele, eventos como esse ajudam no desempenho dos professores com relação às crianças nessa condição.

“É uma forma de conhecimento. A gente agradece à prefeitura e ao Teamarr por proporcionarem esse encontro que traz mais informações para a gente. Boa parte da vida da criança é com o professor. É muito importante para nós, docentes, termos esses conhecimentos. O autismo não é um problema, mas o preconceito e a intolerância, sim”, frisou.

Confira a programação desta quarta-feira (29):

8h – Palestra: “Direitos da pessoa autista”;

9h30 – Oficina: “Corpo e movimento na educação especial: como trabalhar o planejamento motor e habilidades motoras”;

14h – Palestra: “Intervenção no autismo”;

15h30 – Oficina: “Processo de ensino e aprendizagem no autismo”.

Na quinta (30) e sexta-feira (31), a programação segue em Boa Vista:

Quinta-feira

8h – Palestra: “Estimulando o desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos”;

14h – Oficina: “Corpo e movimento na educação especial: como trabalhar o planejamento motor e habilidades motoras”;

Sexta-feira

8h – Oficina: “A importância de brincar com os alimentos para o desenvolvimento infantil”;

14h – Oficina: “Emoções e sentimentos: antes e depois do laudo”.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Marley Lima