Pular para o conteúdo

MÊS DA MULHER
Mensagens motivacionais e exemplos de empreendedorismo feminino encerram programação especial

Mulheres de todas as idades participaram nesta quarta-feira (29), no Plenário Valério Caldas Magalhães, o “Plenarinho” da Assembleia Legislativa de Roraima, do encerramento da programação alusiva ao Mês da Mulher promovido pela Escolegis com a palestra “A Mulher no Mercado de Trabalho: Empreendedorismo e Carreira Feminina”.

Mensagens motivacionais e fortalecimento da autoestima foram as principais abordagens feitas pela professora e relações públicas Inaiara Sá. Ela dividiu com os participantes as experiências de empreendedoras, os esforços de quem se desdobra para dar conta da família, da renda familiar, do relacionamento. “Mais de 80% das mulheres que empreendem, empreendem por necessidade”, frisou a palestrante.

A mulher quer ser diferente no trabalho ou ela quer empreender mesmo, abrindo um novo negócio. Independentemente do grau de instrução, ela tem condições, é só querer e conhecer as suas habilidades, fazer uma lista das coisas boas, das aptidões que tem”, sugeriu Inaiara.

A Escolegis incrementou a palestra com a participação de dois casos de sucesso no empreendedorismo feminino em Roraima, como a La Douce Cherie, de Andressa Pimentel, e a Organiza e Tal, com a personal organizer Gilmara Reis.

Andressa começou no ramo da doceria em 2020, no ápice da pandemia de covid-19. Foi “por acaso”, como ela mesma ressaltou aos participantes. Do ovo de Páscoa para a família e presente para as amigas, começaram a surgir as encomendas externas. “Antes, era na cozinha de casa. Agora, tenho uma empresa, uma cozinha maior e pessoas que me auxiliam”, vibrou.

Desde 2017, Gilmara auxilia na organização e bem-estar de ambientes de empresas e residências. “Sou formada em psicologia, atuava no serviço público, mas aquilo não me fazia feliz. Eu busquei a felicidade e foi na organização que me encontrei”, contou.

Certificação

Durante todo o mês, a Escolegis ofertou cursos, oficinas, palestras motivacionais, de automaquiagem e combinação colorimétrica de roupas. A presidente da instituição, deputada Catarina Guerra (União), agradeceu a participação da população, seja nas atividades na Assembleia Legislativa ou nas unidades da escola em Boa Vista.

Tenho certeza de que deu o diferencial e é por isso que nós buscamos encerrar hoje com essa palestra de empoderamento e empreendedorismo, para que elas se fortaleçam e coloquem em prática o que aprenderam”, destacou Catarina.

Antes da palestra, a Escolegis entregou os certificados para as participantes de cursos e oficinas ocorridos nos períodos de 13 a 17 e 20 a 24 de março na unidade do Santa Luzia e na sede, localizada no bairro Liberdade.

Ana Paula Figueiredo, de 51 anos, é dona de casa e aproveitou a oportunidade para aprender e, quem sabe, empreender no ramo de organização de festas. Ela cursou artesanato, arte com balões e técnicas em sobrancelha. “Por curiosidade, tentando me encontrar nestas áreas”. Segundo ela, as técnicas serão aplicadas, inicialmente, na decoração de casa.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas