Pular para o conteúdo

TEAMARR
Pais e pedagogos infantis participam do primeiro dia de palestras e oficinas de conscientização sobre autismo

A programação do Centro de Acolhimento ao Autista (TEAMARR), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, segue nesta quinta (30) e sexta-feira (31) em Boa Vista, durante todo o dia, no Instituto de Educação de Roraima (IERR). O encontro se iniciou em Iracema nos dias 28 e 29.

O evento é aberto ao público em geral que queira saber mais sobre o assunto, conforme destacou a presidente do TEAMARR, deputada Angela Águida Portella (PP).

Nós iniciamos essa programação antecipada para os profissionais da educação que quiseram conhecer melhor o tema. Aqui em Boa Vista também vamos levar oficinas, capacitação, palestras, rodas de conversa e troca de experiências acerca da questão. É uma oportunidade de tirar dúvidas, até porque, a cada 36 nascimentos, um desenvolve autismo. É um índice muito alto, e nós precisamos ter conhecimento de como lidar com essas pessoas, ter empatia e aprender a respeitar essas condições neuroatípicas”, frisou.

Segundo o coordenador do TEAMARR, Edinaldo Coelho, além de informações importantes, os participantes irão aprender técnicas e brincadeiras educativas para estimular seus filhos.

Esses pais, mães, cuidadores ou profissionais vão aprender como a gente ensina a partir da ludicidade. Como é que, ao mesmo tempo, a gente brinca com a criança e vai ensinando, como são as contações de histórias e algumas canções de forma improvisada. Isso tudo tendo como foco a criança autista, ou seja, que ela tem condições diferenciadas. Atentando para esse detalhe, vamos ensinar algumas técnicas”, detalhou.

A psicóloga do centro, Ana Brilhante, ministrou nesta quinta-feira a palestra “Estimulando o desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos”. Ela contou que os interessados podem criar brinquedos a partir de objetos que possuem em casa.

É nessa fase que o cérebro humano está mais receptivo. Demos dicas aos pais e profissionais que trabalham com crianças com TEA [Transtorno do Espectro Autista], de como eles podem estimulá-las, tanto em casa como nas terapias, entre outras”, informou.

A dona de casa Priscila Patrício, mãe de uma menina autista de três anos, é uma das atendidas pelo programa do Legislativo desde o ano passado. Ela informou que descobriu o TEAMARR por meio de uma amiga professora, e com a palestra obteve mais informações para lidar melhor com a filha.

É algo novo para mim. Com muitas coisas, eu não sei lidar. Achei muito importante esse evento, porque me capacitou um pouco para saber como eu devo trabalhar com ela, enquanto eu não consigo ainda as terapias”, concluiu.

Ainda nesta terça-feira, será apresentada a oficina “Corpo e movimento na educação especial: como trabalhar o planejamento motor e habilidades motoras”. Nesta sexta, a partir da 8h, acontece a oficina “A importância de brincar com os alimentos para o desenvolvimento infantil” e, às 14h, “Emoções e sentimentos: antes e depois do laudo”, encerrando o encontro.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas