MAIOR HONRARIA
Assembleia Legislativa concede título de cidadão benemérito de Roraima a Aldo Rebelo

Em sessão especial desta quarta-feira (19), o alagoano Aldo Rebelo recebeu da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) o título de cidadão benemérito de Roraima. Escritor e ex-ministro da Defesa, ele foi homenageado com a maior honraria concedida a um cidadão brasileiro pela Casa Legislativa.

Na ocasião, o condecorado proferiu a palestra “Oportunidades, desafios e perspectivas para o desenvolvimento e conservação ambiental” e afirmou se sentir honrado com a homenagem do Parlamento estadual.

“Recebo com muita honra e felicidade o título de cidadão benemérito roraimense pela Assembleia Legislativa. Procurarei ser digno dessa homenagem e a levarei com elevada responsabilidade e compromisso com a juventude, população e o futuro de Roraima e da Amazônia”, declarou Rebelo.

O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), destacou que o título concedido é uma forma de reconhecer as contribuições do alagoano para o desenvolvimento da região.

“É um importante momento em que o Poder Legislativo reconhece uma justa honraria ao nosso ex-ministro. Tenho certeza de que ele percebeu o carinho que o povo roraimense tem pelo trabalho dele, principalmente pela atenção aos assuntos amazônicos.”

A concessão do título se dá conforme o Decreto Legislativo nº 25/2010. O autor da proposição é o ex-deputado Ionilson Sampaio, que ressaltou como a homenagem ainda é atual, mesmo após 13 anos da aprovação da proposição parlamentar.

“Apesar dessa comenda ter sido concedida pelo povo de Roraima há anos, hoje ela é ainda mais presente, tendo em vista que o ex-ministro continua sendo um grande expoente no debate amazônico. Rebelo continua defendendo seus pontos de vista de forma muito clara e democrática, principalmente por ser um ‘filho’ de Roraima adotado pela sociedade”, argumentou.

O título de cidadão benemérito de Roraima foi validado pela Lei Estadual nº 61/1994. A honraria é concedida a quem presta, ou tenha prestado, serviços relevantes ao Estado, contribuído nos campos científico, cultural, artístico e literário ou ter desenvolvido ações de relevante valor social.

Medalha Rio Branco

Na mesma sessão, a Câmara Municipal de Boa Vista também concedeu a Rebelo o título de cidadão boa-vistense e a medalha de honra ao mérito Rio Branco. A honraria foi entregue ao ex-ministro pelos relevantes serviços prestados ao Estado pela atuação como parlamentar, escritor, pesquisador e jornalista.

“Fico feliz em participar dessa homenagem feita pela Câmara Municipal ao ex-parlamentar Aldo Rebelo, pelas contribuições ao nosso Estado. Parabenizo ainda a Assembleia Legislativa por disponibilizar um espaço para concedermos o título”, discursou o presidente do Poder Legislativo municipal, vereador Genilson Costa (SD).

A concessão do título e da medalha se dá de acordo com o Decreto Legislativo Municipal nº 501/2011 e é destinada aos cidadãos não nascidos na capital roraimense.

História do homenageado

José Aldo Rebelo Figueiredo nasceu em Viçosa-AL e ocupou os cargos de ministro da Defesa, Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como a pasta dos Esportes. Jornalista, escritor e deputado federal pelo Estado de São Paulo por cinco mandatos, o alagoano foi presidente da Câmara Federal de 2005 a 2007. Atualmente, é conselheiro do Centro Brasileiro de Relações Internacionais.

Conhecido por suas propostas nacionalistas, foi um dos principais articuladores e relator do novo Código Florestal Brasileiro. Já como escritor, destacam-se algumas obras:

• “CBF-Nike”, livro com o deputado Silvio Torres em 2001;
  • “Política de Defesa para o Século XXI” e “Política Externa para o Século XXI”, ambos publicados em 2003;
  • “Forças Armadas e Soberania Nacional”, a reedição da coletânea com novos artigos de sua autoria sobre o papel das Forças Armadas;
  • “Reforma Tributária – temas e dilemas”, publicado em 2008, com o professor Luís Antônio Paulino da Universidade Estadual Paulista (Unesp);
  • “Raposa Serra do Sol: o índio e a questão nacional”, coletânea de artigos do ex-ministro, publicada em 2010.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Eduardo Andrade/ Jader Souza/ Nonato Souza/ Márcio Guimarães