Pular para o conteúdo

COMBATE À VIOLÊNCIA FAMILIAR
Procuradoria da Mulher da ALE-RR faz palestra em escola do bairro Cinturão Verde

Nesta quarta-feira (3), servidores da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) proferiram uma palestra sobre violência doméstica e familiar para estudantes do Colégio Estadual Militarizado Prof° Carlo Casadio. Mais de 80 alunos do nono ano da escola participaram do evento e tiveram informações sobre a Lei Maria da Penha (11.340/2006) e dos serviços da instituição.

Os estudantes conheceram os diversos tipos de agressão que podem ocorrer no contexto familiar (física, psicológica, moral, patrimonial, sexual, política e virtual). Além disso, foram apresentados os trabalhos do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) e Centro Reflexivo Reconstruir no acolhimento de vítimas e reintegração dos agressores, atendimento que é feito por uma equipe multiprofissional composta por advogados, psicólogos e assistentes sociais.

A aluna Júlia Carvalho, de 14 anos, participou da palestra e aprovou a iniciativa do programa especial da ALE-RR. “Muitas das mulheres que sofrem violência não procuram ajuda por medo de perder o companheiro ou dos filhos sentirem falta do pai. Só que é necessário entender que, procurando socorro, a gente não vai salvar apenas a nossa vida, mas também a de pessoas que amamos”, refletiu a estudante.

O tenente-coronel Genival Vasconcelos, gestor administrativo do colégio, classificou como fundamental a presença do programa especial da ALE-RR para alertar os jovens sobre a violência familiar.

“Considero de extrema relevância a visita da Procuradoria Especial da Mulher ao nosso colégio, pois todas as informações contribuem para que essas crianças e adolescentes identifiquem o ciclo de violência. Caso seja necessário, eles já têm conhecimento de como buscar apoio nessa situação delicada”, declarou Vasconcelos.

 

Para Glauci Gembro, diretora da PEM, as informações passadas pela equipe da Casa Legislativa podem prevenir o agravamento das agressões dentro da família.

“O nosso objetivo com esse trabalho é possibilitar que o jovem identifique a violência, entenda que aquele comportamento do agressor não é normal. Consciente disso, esse adolescente pode auxiliar a colocar um fim na atitude violenta e frear esse ciclo.”

 

Atendimento Chame e Centro Reflexivo Reconstruir

 

O Chame atende, acolhe e orienta mulheres que sofrem diversos tipos de violência no contexto familiar, por meio de uma equipe multidisciplinar que conta com psicóloga, advogada e assistente social.

 

 

 

O Centro Reflexivo Reconstruir também oferece o serviço psicológico, jurídico e social, porém é destinado a quem comete violência doméstica. A equipe do programa realiza encontros para tratar sobre temas sensíveis, a exemplo de masculinidade hegemônica, depressão, estresse e agressividade, álcool e drogas, valores familiares e Lei Maria da Penha (nº 11.340/06).

Os dois programas da ALE-RR estão disponíveis à população na sede da Procuradoria Especial da Mulher, localizada na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida. Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Além disso, há o ZapChame pelo número (95) 98402-0502, que funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas