NA ALERR
Sabatina de candidatos ao cargo de conselheiro do TCE Roraima será na próxima segunda-feira (8)

A Comissão Especial Externa da Assembleia Legislativa de Roraima, criada para cumprir o processo de escolha para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCERR), analisou na noite desta quarta-feira (3) os critérios objetivos do edital nº 001/2023 referente as documentações para comprovação de requisitos para o cargo.

O candidato Regys Odlare Lima de Freitas foi desclassificado por não apresentar as documentações exigidas em edital. A decisão ocorreu após análise dos parlamentares que submeteram a condição a votação secreta. Freitas poderá recorrer. As informações constam no Diário Oficial Eletrônica da Assembleia Legislativa de Roraima (https://diarios.al.rr.leg.br/wp-content/uploads/2023/05/DIARIO-ALE-RR-ED.-3923-03.05.2023.pdf ).

“Além de analisar o cumprimento quanto a documentação exigida pelo edital, a Comissão recebeu impugnações apresentadas contra os candidatos”, explicou o superintendente de Legislativo, Jardel Souza. Todas as representações serão encaminhadas aos impugnados para manifestação.

Na próxima sexta-feira (5), haverá reunião da Comissão Especial Externa para deliberar as impugnações apresentadas contra os candidatos que terão até às 18h para respondê-las. Um novo edital será publicado ainda no dia 5 com os nomes dos candidatos habilitados para sabatina.

Após a sabatina, os nomes dos candidatos aprovados pelos parlamentares serão colocados para votação secreta no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, com data provável para o dia 10 de maio. A comissão é formada pelos deputados Soldado Sampaio (Republicanos), Renato Silva (Pros), Isamar Júnior (PSC), Marcos Jorge (Republicanos) e Odilon (Podemos). Sampaio é o presidente.

Confira o currículo dos inscritos

Gerson Chagas, natural de Porto Xavier (RS), 56 anos, bacharel em Direito pela Universidade Federal de Roraima.

Experiência profissional: Exército Brasileiro e Polícia Militar de Roraima, deputado da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima

Jorge Everton Barreto Guimarães, natural de Aracaju (SE), 48 anos, bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes, pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal, pós-graduação em Gestão Estratégica em Segurança Pública.

Experiência profissional: Delegado de Polícia, deputado da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima

Maria da Glória de Souza Lima, natural de Manaus (AM), 57 anos, bacharel em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP

Experiência profissional: Advogada

Regys Odlare Lima de Freitas, natural de Boa Vista (RR), 38 anos, bacharel em Direito pela Faculdade Cathedral, mestrado em Direito Empresarial e Cidadania no Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA) e doutorado em Sociologia e Direito, na Universidade Federal Fluminense UFF.

Experiência profissional: Professor de nível superior e reitor da UERR

Simone Soares de Souza, natural de Brasília (DF), 49 anos, bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Roraima, pós-graduação em Auditoria Pública pela Faculdade Atual da Amazônia.

Experiência profissional: Secretária de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Humano e Social do Governo do Estado de Roraima, secretária de Estado Extraordinária de Promoção, Desenvolvimento e Inclusão Social do Governo do Estado de Roraima, secretária de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social do Governo do Estado de Roraima, contadora efetiva na Boa Vista Energia S/A, chefe do Controle Interno da Casa Civil e presidente da Comissão Permanente de Licitação, na extinta Fesur.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Nonato Sousa