QUALIDADE DE VIDA
Servidores da Superintendência de Programas Especiais da ALE-RR participam de palestra sobre autoestima

Na manhã desta sexta-feira (5), os servidores da Superintendência de Programas Especiais (SPE) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) participaram da palestra “Promover a autoestima e a autoconfiança”. O evento faz parte do segundo módulo do workshop “Profissionais Saudáveis”, organizado pela SPE para melhorar a qualidade de vida dos funcionários do Poder Legislativo e promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo. A programação especial começou em 26 de abril e vai até 7 de junho.

Autoestima

Com momentos de reflexão, meditação e técnicas de respiração, a palestra foi ministrada pela terapeuta e mestre em reiki Flávia Bezerra. Segundo ela, quando o indivíduo tem uma boa autoestima e autoconfiança, ele se sente mais seguro e confiante para desempenhar suas funções, o que reflete positivamente no ambiente de trabalho e serviços prestados.

“Essa é uma tarefa para melhorar a vida dos servidores, principalmente por causa do alto grau de estresse, depressão e ansiedade. É uma forma de trazer mais harmonia e tranquilidade, pois, às vezes, as pessoas se sentem muito frustradas e não realizadas. Então, ao trabalhar a autoestima, a parte mental e emocional, vai melhorar a qualidade do trabalho”, disse a palestrante.

As atendentes do Programa Fiscaliza Marília Mesquita e Liliane Machado, que também participaram do primeiro módulo voltado para a promoção da “calma, serenidade e bem-estar da pessoa”, acompanharam a palestra e prometem colocar em prática os ensinamentos.

“No primeiro momento, eu me senti meio surpresa, mas esse autoconhecimento foi muito bom. Agora, quando acordo para o trabalho, tem toda uma preparação para começar o meu dia. Primeiro, dou uma respirada funda, faço uma meditação, me arrumo, me olho no espelho e digo ‘eu sou bondosa’, ‘sou caridosa’, que são coisas que a gente não faz, e a minha autoestima agora está um pouco mais elevada”, disse Liliane.

Já Mesquita avalia que a melhora na autoestima ajuda no gerenciamento da rotina fora e dentro do trabalho. “A autoestima elevada traz benefícios para a gente e quem está a nosso redor, porque quando estamos tristes e com autoestima baixa, a nossa vida tende a ficar desorganizada. Ela contribui bastante não só para a nossa vida profissional, mas pessoal e social. Tudo melhora!”.

Com início nesta sexta-feira (5), o segundo módulo do workshop vai até 16 de maio. Além disso, estão programados mais três com temas específicos.

Confira o restante da programação abaixo:

MÓDULO 1

30/5/2023 Superintendência Administrativa
1º/6/2023 Ouvidoria/Procuradoria Especial da Mulher/CHAME

MÓDULO 5

TRAZER ATRAVÉS DO CUIDADO HUMANO MAIOR PRODUTIVIDADE PARA O SEU SETOR DE TRABALHO

26/5/2023 Superintendência de Programas Especiais
5/6/2023 Assembleia Legislativa de Roraima