Pular para o conteúdo

DIA DAS MÃES
Procon Assembleia orienta consumidores a pesquisar para comprar presentes em conta e evitar contratempos

No próximo domingo (14) é comemorado o Dia das Mães, uma das datas mais movimentadas para o comércio. O ideal seria que o consumidor fizesse uma pesquisa antes de comprar o presente, mas no corre-corre do dia a dia, geralmente os filhos e maridos deixam para a última hora, e isso pode gerar estresse. Para evitar futuros problemas, o Procon Assembleia investe em orientação como forma de prevenir eventuais transtornos.

A diretora administrativa do órgão, Edilamar Duarte de Castro, disse que é preciso ficar muito atento a esse período com relação às ofertas anunciadas e à política de troca das lojas, bem como ao prazo de devolução do produto nas compras online, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

“A loja não tem obrigação de trocar um produto que foi comprado presencialmente. A empresa só é obrigada a fazer isso se o item apresentar algum defeito. Mas se a compra for pela internet, por telefone ou catálogo, o consumidor tem sete dias para a troca, contando a partir da data do recebimento, que é chamado direito ao arrependimento. Nesse caso, o estabelecimento tem o dever de devolver o dinheiro e o valor do frete”, explicou.

A equipe de reportagem visitou um dos shoppings da cidade para conferir a movimentação e a preparação dos lojistas para o Dia das Mães. A consultora de vendas Susan Kerolainy da Costa Marques, de uma loja de maquiagem, disse que a empresa preparou mais de 20 kits que variam de R$ 29,90 a R$ 300, podendo ser mais caros, dependendo do gosto do cliente.

“A nossa loja gosta de diversidade e temos presentes para todo tipo de mãe: aquela que gosta de um perfume, uma base, um batom. Estamos com promoções de skin care para aquela mãe que gosta de cuidar do rosto, temos presentinho e presentão.”

 

 

A vendedora Jessica Souza contou que o quiosque em que ela trabalha já recebeu várias encomendas para o Dia das Mães. Isto porque, além do preço acessível, o presente confeccionado tem um simbolismo muito grande para a data.

“Nosso carro-chefe é a fotogravação, nosso chaveiro, que é uma ótima dica para presente. Fazemos a gravação do nome e da foto da pessoa. Você traz a foto da sua mãe e editamos na hora, com duração, em média, de dez minutos”, contou.

 

 

Um dos produtos mais procurados nas lojas de eletrônicos são os celulares, e entre as promoções para a data, tem lojista parcelando em até 12 vezes sem juros. A administradora Jeane Farias ainda não escolheu o presente, mas não abre mão de homenagear a mãe. “Todo ano eu compro algo porque ela merece. Eu deixo para a última hora, mas compro”, comentou.

 

 

Brendo de Melo, autônomo, tem a missão de comprar dois presentes. Um para a mãe e outro para a mulher dele. “Todas a duas merecem, com certeza. Ainda não comprei, mas vou comprar. Não costumo me preparar para a data fazendo pesquisa, mas no dia eu compro”, afirmou.

 

Para fugir de determinados presentes, a empreendedora Luciene de Jesus faz uma lista e deixa como dica para os filhos. Na tarde desta terça-feira (9), por exemplo, ela foi a uma loja de maquiagem experimentar alguns produtos.

“Eu adoro maquiagem e sempre dou dicas para me presentearem com maquiagem e perfume. Não me venha com pano de prato, por favor. Uma base, um kit, um batom, já está valendo. Estou aqui testando, vendo a que vai ficar melhor, daí coloco disfarçadamente no grupo da família. Vai que cola!”, disse, ao dar uma gargalhada.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Jader Souza

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas