Pular para o conteúdo

CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE
Estudantes assistem à palestra de equipe da Procuradoria da Mulher da ALE-RR sobre violência doméstica e familiar

Nesta terça-feira (16), servidores da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) ministraram uma palestra sobre violência doméstica e familiar no Colégio Estadual Militarizado Carlos Drummond de Andrade, localizado no bairro Pricumã, zona Oeste de Boa Vista. Para uma plateia de mais de cem alunos do ensino médio, a equipe passou informações sobre a Lei Maria da Penha (11.340/2006) e os serviços disponibilizados pelo Chame (Centro Humanitário de Apoia à Mulher) e Centro Reflexivo Reconstruir.

Os estudantes conheceram os diversos tipos de violência no contexto familiar (física, psicológica, moral, patrimonial, sexual, política e virtual). Além disso, o Chame apresentou os trabalhos de acolhimento à vítima e do Reconstruir, feito para reintegração dos agressores, ambos realizados por uma equipe multiprofissional composta de advogados, psicólogos e assistentes sociais.

Glauci Gembro, diretora da Procuradoria da Mulher, frisou que as atividades destinadas à comunidade escolar servem para conscientizar os alunos, com intenção de reduzir os casos de violência doméstica no Estado.

“Estamos fazendo esse trabalho na base escolar com o intuito de passar aos nossos jovens informações sobre a violência doméstica e explicando como ela deve ser denunciada. Certamente, essa ação contribui para que possamos discutir o tema, além de possibilitar que o ciclo de violência na família tenha um fim”, declarou.

 

 

 

O aluno Luis Felipe, de 18 anos, destacou que é necessário que o assunto seja discutido no âmbito escolar. “A palestra agregou conhecimentos ao relatar que a mulher deve ser protegida. Assim, aprendemos que há consequências, tanto legais quanto psicológicas, quando ocorre uma agressão”, analisou.

 

 

A gestora pedagógica Lediomar Araújo classificou como essencial a presença do programa especial da ALE-RR para o debate do tema entre os estudantes do ensino médio.

“É muito relevante esse assunto para a nossa comunidade, tendo em vista que, após o período da pandemia, houve muitos relatos de alunos que tiveram problemas familiares. Nesse sentido, a palestra traz informações cruciais para o enfrentamento da problemática, além de explicar os procedimentos para que se denuncie”, relatou.

 

Atendimento Chame e Centro Reflexivo Reconstruir

 

O Chame atende, acolhe e orienta mulheres que sofrem diversos tipos de violência no contexto familiar, por meio de uma equipe multidisciplinar que conta com psicóloga, advogada e assistente social.

O Centro Reflexivo Reconstruir também oferece serviço psicológico, jurídico e social, porém é destinado aos agressores. A equipe do programa promove encontros para tratar de temas sensíveis, a exemplo de masculinidade hegemônica, depressão, estresse e agressividade, álcool e drogas, valores familiares e Lei Maria da Penha (nº 11.340/06).

Os dois programas da ALE-RR estão disponíveis à população na sede da Procuradoria Especial da Mulher, localizada na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida. Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Além disso, há o ZapChame pelo número (95) 98402-0502, que funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Alfredo maia

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas